Cálculos de paredes de CA (de acordo com a norma americana ACI 318)

O projeto de parede depende se uma parede está ou não exposta ao impacto sísmico. Os cálculos são executados de acordo com as diretrizes da norma ACI 318, com base nas seguintes suposições.

Os princípios detalhados referentes às etapas individuais do projeto de estrutura de acordo com a ACI 318 são os seguintes.

  1. Cisalhamento

    Os cálculos de cisalhamento são baseados no ponto 11.10 (paredes normais) e 21.7.4 (paredes sujeitas a cargas sísmicas).

    A armadura calculada é organizada na forma de barras horizontais e verticais distribuídas uniformemente ao longo de todo o comprimento e altura de uma parede. As barras horizontais são ancoradas de acordo com os requisitos para as barras de tensão (ponto 21.5.4).

  2. Elementos de dobra/compressão e limite

    As paredes sujeitas a dobra no plano da parede e compressão são calculadas de acordo com o requisito do ponto 14.4 (paredes normais) ou 21.7.5 (paredes sísmicas). A análise é realizada de acordo com o capítulo 10 (é realizada uma análise detalhada da interação de compressão-dobra).

    As suposições para os cálculos de uma parede sujeita a dobra com compressão são as seguintes.

    • Toda a seção da parede é levada em conta nos cálculos de compressão/dobra.
    • A armadura de cisalhamento não é levada em conta nos cálculos de compressão/dobra.
    • A armadura total de compressão/dobra calculada é colocada em elementos de limite de uma parede.

    É sempre necessário definir a largura do elemento de limite, mesmo que não haja elementos de limite visíveis nas arestas da parede. Se não houver elementos de limite visíveis, a largura de um elemento de limite será interpretada como uma cota de uma zona oculta na qual a armadura de compressão/dobra é colocada. Por padrão, esse valor adota uma largura igual a 0,2 do comprimento da parede.

    Se os elementos de limite visíveis forem definidos (uma cota do elemento de limite perpendicular ao plano da parede é maior que a espessura da parede), a seção será analisada como uma seção I ou uma seção T. No entanto, se uma parede retangular tiver sido definida sem elementos de limite visíveis, a seção será interpretada como retangular. A distância do centro de gravidade da armadura desde a aresta é igual à metade da largura do elemento de limite.

    A armadura em paredes sujeitas a cargas sísmicas é delimitada dentro de estribos de acordo com os princípios para elementos de limite (ponto 21.7.6). Se o projeto especial de elementos de limite não for necessário, as barras verticais serão delimitadas dentro dos estribos.

    • Se não houver compressão como barras longitudinais em elementos em dobra, de acordo com o ponto 21.3.3.2
    • Se houver compressão, de acordo com os princípios para barras em elementos de limite (ponto 21.7.6), exceto que a armadura transversal é distribuída sobre o segmento em que a armadura longitudinal realmente ocorre (ao longo do segmento de largura D e não no segmento igual à largura mínima do elemento de limite de acordo com 21.7.6.4.a).

    No caso de paredes não sujeitas a cargas sísmicas, a armadura transversal dos membros de compressão/dobra é calculada de acordo com o ponto 7.10.5.

  3. Cálculos de paredes com aberturas
Nota: No momento, as aberturas definidas pelo usuário não são levadas em conta nos cálculos e no projeto de paredes. É gerada a armadura de construção de uma abertura de acordo com o ponto 14.3.7 da norma.
Nota: O módulo Parede de CA não oferece suporte aos elementos de pilares de parede de acordo com os requisitos da norma ACI 318-11.