Selecione a guia Tensões na caixa de diálogo Seleção de valor da barra para definir os valores de tensão para a apresentação.
É possível selecionar os seguintes tipos de tensão para a apresentação.
As tensões normais são a soma das tensões resultantes da força axial e da dobra. As tensões normais extremas são encontradas em determinados pontos característicos de uma seção transversal. A localização desses pontos depende da forma da seção, como cantos de flanges, um ponto no perímetro de um tubo de seção redonda, entre outros.
Se a seção transversal tiver um tipo determinado de forma:
os pontos característicos para o cálculo das tensões poderão ser especificados corretamente (pontos azuis no desenho).
Se a seção transversal não tiver um tipo determinado de forma:
as tensões serão calculadas nos pontos característicos da seção, localizados nos cantos do contorno definido pelas distâncias Vy, Vz. Isso pode gerar valores de tensões superestimados em um ponto fora da seção (pontos azuis no desenho).
Para a análise exata das tensões nesse tipo de seção de barra, selecione Resultados > Análise de tensão > Análise de tensão – Barras.
Após selecionar a opção Coeficiente plástico, uma coluna adicional na tabela mostrará os valores dessa relação:
Os resultados adicionais para cabos baseiam-se na seleção da força de montagem ou do regulamento para estruturas de cabos.
A força de montagem é calculada quando a tensão inicial de um elemento do cabo é definida por meio de seu comprimento (encurtamento absoluto ou relativo de um cabo). É calculada como uma força interna que não causa deslocamento das extremidades do cabo para o caso de montagem (o encurtamento do cabo é considerado).
O regulamento é calculado quando a tensão inicial de um elemento do cabo é definida por meio de uma força de pré-tensão ou tensão determinadas. É calculado conforme necessário para o encurtamento do cabo, o que resulta na tensão determinada para o caso de montagem.
O campo Extremos tem as seguintes opções.
Esse campo também tem as opções Local e Global. Ao selecionar a opção Global, o resultado obtido é o mesmo da guia Extremos globais, na tabela. Dois valores são obtidos (mínimo e máximo) para toda a estrutura. Já a opção Local gera a operação de encontrar extremos para cada ponto em uma barra, de acordo com todos os casos de carga. Os extremos de cada caso de carga podem estar localizados em pontos diferentes. A desativação de ambas as opções permite localizar os extremos para cada ponto de cada barra de acordo com cada caso (dois valores MÍN. e MÁX. para cada barra).