Definição de membro – Parâmetro (CB71)

Clique em Parâmetros, na caixa de diálogo Definição, ou selecione a opção Novo tipo de membro, localizada na caixa de diálogo Tipo de membro de madeira, para definir os parâmetros de tipos de membro de madeira para a norma CB71 francesa. Também estão disponíveis as seguintes normas para os membros de madeira: Eurocódigo 5, Eurocódigo francês, Eurocódigo 5 finlandês e norma PN-B-03150:2000 polonesa.

O nome do tipo de membro de madeira selecionado é fornecido no campo de tipo de membro (qualquer um pode ser inserido). Defina o comprimento do membro para o plano apropriado nos campos Flambagem com relação aos eixos Y ou Z. Dois métodos de atribuição do comprimento são possíveis.

O segundo método (coeficiente) é muito útil para definir simultaneamente vários membros cujos comprimentos reais diferem. Se os parâmetros definidos tiverem que ser mantidos como uma categoria, será necessário inserir o comprimento dessa forma. Se o valor 1,0 for inserido, ficará garantido que cada membro definido com Ly terá seu comprimento real aceito.

Os coeficientes dos comprimentos de flambagem do membro podem ser definidos em ambas as direções no campo Coeficiente do comprimento de flambagem. O comprimento real do membro é inserido automaticamente em qualquer campo (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente).

O coeficiente do comprimento de flambagem depende das condições de apoio dos nós das extremidades do membro. O comprimento de flambagem do membro também pode ser definido na caixa de diálogo Modelos de flambagem, que abre através do botão que representa esquematicamente o tipo do modelo de flambagem selecionado. Os tipos comuns de apoio de membros definidos pela norma estão localizados nessa caixa de diálogo e, quando uma opção é selecionada, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente. A flambagem sempre será incluída nos cálculos se uma força de compressão estiver presente no membro, mesmo se for insignificante em relação a outras forças internas. Para eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, o último botão deve ser selecionado na opção Modelo de flambagem, de modo a ignorar a flambagem no processo de cálculo.

O tipo de flambagem lateral, o nível de carga e os coeficientes dos comprimentos de flambagem lateral são usados durante a verificação da flambagem lateral do membro, e podem ser selecionados no campo Parâmetros de flambagem lateral.

A opção Tipo de flambagem lateral define os parâmetros de norma apropriados de flambagem lateral, dependendo do modelo de barra estática. De acordo com os requisitos da norma, um dos modelos incluídos na norma deve ser aceito. Os botões do modelo refletem as posições das normas correspondentes. A última delas ignora os efeitos de flambagem lateral durante os cálculos.

Para definir as condições de flambagem lateral, também é necessário fornecer o nível de aplicação de carga. A altura ordenada da aplicação de carga é definida no eixo da seção da barra. Considerando-se que a flambagem lateral ocorre ao carregar a barra no plano XZ, somente precisa ser inserido o valor relativo nas coordenadas do intervalo <-1,0;1,0>.   Se a carga for aplicada em um ponto de seção característico (prateleira superior, prateleira inferior, entre outros), bastará selecionar o botão apropriado. O valor da coordenada será aceito automaticamente.

Os cálculos de flambagem lateral exigem que sejam fornecidos os comprimentos para a seção da barra protegida contra a torção (flambagem lateral). Devido à possibilidade de fixar a prateleira superior e a prateleira inferior separadamente e as tensões de compressão nas prateleiras superior ou inferior em vários casos de carga, serão aceitos dois comprimentos de flambagem lateral. Os coeficientes pelos quais o comprimento da barra da base deve ser multiplicado para obter o comprimento de flambagem lateral Lz são considerados como o comprimento da base. O valor do coeficiente pode ser adicionado diretamente ou pode ser selecionado o botão com o caso típico de fixação.

Nota: Os símbolos incluídos na caixa de diálogo acima são explicados na caixa de diálogo Resultados (na guia Resultados detalhados). A caixa de diálogo contém as definições de todos os parâmetros estabelecidos para os cálculos de membros de madeira e os valores dos resultados obtidos após os cálculos dos membros.

Clique no botão Mais para definir os parâmetros de tipos de barra restantes descritos na norma, tais como: tipo de carga, parâmetros da seção e alteração de amortecimento.

Clique no botão Serviço para definir os parâmetros de tipos de barra, tais como: deslocamentos de limite e deflexão inicial.

Clique no botão Definição de membro – Incêndio (CB71) para definir os parâmetros de classificação de incêndio de um determinado tipo de barra.

Clique em Adicionar, para adicionar um tipo de barra, nome e parâmetros à lista de tipos de barras de madeira previamente definidos.