Os parâmetros da análise sísmica simplificada de acordo com o método de força lateral equivalente dependem de uma norma sísmica e de um método de definição de valores dos períodos fundamentais selecionados na caixa de diálogo Análise sísmica.
A caixa de diálogo Tipos de análise é exibida.
A caixa de diálogo Nova definição de caso é aberta.
A caixa de diálogo Análise sísmica é aberta.
A caixa de diálogo Parâmetros é aberta.
Período fundamental (Ta)
Os parâmetros da análise sísmica simplificada de acordo com o método de força lateral equivalente dependem de uma norma sísmica e de um método de definição de valores dos períodos fundamentais selecionados na caixa de diálogo Análise sísmica.
É possível definir os seguintes tipos de estrutura em cada direção de forma independente:
Método aproximado
O período natural fundamental aproximado Ta é calculado de acordo com a IS 1893 (Parte 1):2016, cláusula 7.6.2, dependendo do tipo de estrutura selecionado:
em que:
h – altura da estrutura (m), definida automaticamente pela diferença entre o alcance da estrutura e o nível de referência
d – dimensão base (m) da construção no nível do plinto ao longo da direção considerada do terremoto
Aw – área efetiva total (m2) das paredes do primeiro andar da construção de acordo com a cláusula 7.6.2 (b)
Definido pelo usuário
Os valores de Ta do período fundamental são inseridos manualmente pelo usuário em cada direção X e Y.
Método preciso
Nesse método, é criado um caso de análise modal. O período fundamental é calculado para as direções X e Y.
Se a opção “Períodos com participação da massa máxima” estiver desativada na caixa de diálogo Análise sísmica, o primeiro modo na direção em que há massas participantes será considerado o período fundamental.
Se essa opção estiver ativada, um período fundamental será obtido do modo, que cumpre limitações e fornece o máximo de massas participantes na direção.
Observe que o período fundamental calculado com a análise modal pode ser diferente do Ta estimado pela IS 1893 (Parte 1):2016, cláusula 7.6.2. Assim, o cisalhamento base calculado poderá ser menor se o período calculado for maior que o estimado.
Para concluir a análise sísmica de acordo com as regras fornecidas nessa norma, defina os seguintes parâmetros:
conforme definido na IS 1893 (Partes 1 a 5), cláusula 6.4.2 Tabela 3, o valor é atribuído de acordo com a escolha da zona sísmica. Para determinar a força sísmica do projeto, o país é classificado em quatro zonas sísmicas (II, II, IV, V), como mostrado na Figura 1.
conforme definido na IS 1893 (Partes 1 a 5), cláusula 7.2.3 Tabela 8, o valor mínimo será:
conforme definido na IS 1893 (Partes 1 a 5) para as estruturas correspondentes, cláusula 7.2.6 Tabela 9
Para determinar o espectro correto a ser usado, o tipo de solo em que a estrutura está colocada deve ser identificado pela classificação dada na Tabela 4, cláusula 6.3.5.2, como:
O coeficiente de aceleração sísmica horizontal Ah do projeto é determinado para a frequência fundamental estimada Ta, com base nos fatores acima, de acordo com a fórmula 6.4.2 expressão (a).
Por fim, a força de cisalhamento base do projeto VB na direção em questão é calculada de acordo com a fórmula 7.6.1:
VB = Ah *W
em que Ah é o coeficiente de aceleração sísmica horizontal de acordo com 6.4.2, com base no período fundamental estimado Ta,
e W é o peso sísmico efetivo da estrutura conforme 7.4. O peso sísmico efetivo de cada andar é calculado com base no peso próprio dos elementos estruturais, bem como as massas e cargas adicionadas convertidas em massas.
O cisalhamento base lateral do projeto total VB é distribuído para cada nível Qi seguindo a expressão:
Qi = VB * Wi *h i 2 / ( Σ j n Wj * hj 2)em que
Wi – parte do peso sísmico efetivo total da estrutura (W) localizada ou atribuída ao nível i
hi – altura desde o nível base até o nível do piso apropriado i
n – número de andares na construção, é o número de níveis em que as massas estão localizadas
Independentemente do valor estimado do Cisalhamento base VB, a força lateral mínima leva em consideração o valor (VB)min de acordo com 7.2.2, calculado como W multiplicado pelo valor percentual ρ fornecido na Tabela 7 para a zona sísmica relevante.
Exclui a densidade do elemento de estrutura (ρ=0) durante a estimativa do peso sísmico efetivo aplicado aos andares do modelo estrutural durante a análise.
Nesse caso, é preciso aplicar massas ou cargas adicionadas de conversão para massas, como definido na caixa de diálogo Tipos de carga na guia Conversão de carga em massa.
É possível examinar todos os parâmetros de entrada e a distribuição da força de cisalhamento de base nas Notas de cálculo (abra Análise > Notas de cálculo > Nota simplificada/completa)