Seção transversal (viga de CA/sapata contínua)

Se, durante o projeto da estrutura, uma seção de uma viga de CA/sapata contínua não tiver sido definida (na caixa de diálogo Seções), uma seção transversal de uma viga projetada/sapata contínua será atribuída no módulo Projeto de viga de CA. É possível:

A caixa de diálogo mostrada abaixo será exibida na tela.

A caixa de diálogo acima é usada para:

  1. Selecionar o tipo de seção de uma viga/sapata contínua (retangular, corte em T, corte em I, corte em T com lajes rebaixadas) e definir as cotas da seção;
  2. Definir o nome da seção; o programa atribui por padrão um nome de seção que consiste em várias letras que indicam o tipo de seção e as cotas de sua seção transversal (as alterações nas cotas da seção transversal de um perfil são consideradas no nome da seção).
  3. Definir o início e o fim do segmento de sapata contínua/viga ao qual uma seção deve ser atribuída;
  4. Definir a sequência de segmento de viga;
  5. Definir a seção cônica da viga e definir a localização do segmento na viga.

Os seguintes quatro tipos de seção de uma viga/sapata contínua estão disponíveis: retangular, seção T, seção I e seção T com lajes abaixadas. O conteúdo da caixa de diálogo (parâmetros) varia de acordo com o tipo selecionado. A caixa de diálogo acima contém parâmetros de seção retangular (parâmetros similares estão disponíveis para o tipo de seção T).

Uma vez selecionado o terceiro ou quarto tipo de seção, a caixa de diálogo exibirá duas guias adicionais: Lajes e Cortes.

Nota: Para atribuir uma seção à viga (segmento), o segmento deverá ser selecionado antes de a seção ser definida.

Durante a definição da seção transversal, as seguintes opções estão disponíveis:

As cotas de seção transversal devem ser inseridas no campo Cotas básicas.

Botões: “<<” e “>>” localizados na parte inferior da caixa de diálogo permitem alternar entre o segmento da viga anterior e o seguinte.

A parte inferior da caixa de diálogo contém o botão Avançado. Pressionar o botão resulta na abertura da caixa de diálogo para definir parâmetros adicionais (entre outras coisas, parâmetros de armadura de emenda).

Nota: É aconselhável usar a opção Armadura de emenda somente no caso de vigas de seção T.

O botão Nivelamento é usado para definir a sequência de segmentos na viga. A localização de um determinado segmento é descrita com relação ao anterior.

Quando o segmento é selecionado e o botão Nivelamento é pressionado, a caixa de diálogo Nivelamento é exibida na tela (veja a figura abaixo). Ela ajuda a definir a localização do segmento usando pontos de seção característicos (por exemplo, colinearidade em relação ao canto superior direito da seção). Caso contrário, o nivelamento de seção pode ser definido inserindo os deslocamentos de segmento com relação a “dy” e “dz”. O ponto de referência de nivelamento pode ser definido arbitrariamente. O segmento pode ser nivelado em duas direções: Y e Z. Os campos “dy” e “dz” mostram o incremento de deslocamento para os pontos característicos em relação ao ponto de referência. Alterar o ponto de referência resulta no recálculo automático de “dz” por “dy”. A seção exibida em cinza corresponde ao segmento selecionado, enquanto a seção amarela representa o segmento adjacente (o segmento de referência para nivelamento).

Nota: O vão da aresta esquerda não está sujeito à nivelação.

Quando a opção Usar seção variável estiver ativa, um tipo de seção transversal de variação linear poderá ser atribuído inserindo o valor da altura da aresta direita do segmento selecionado no campo h2. Observação: Para o balanço esquerdo, h2 corresponde à aresta esquerda do segmento.

Além disso, usando o botão Localização da seção de aresta, é possível definir a localização das seções de aresta do segmento selecionado. O mecanismo é o mesmo que para a opção Nivelamento.