As cargas de neve/vento podem ser geradas
- Clicando no menu Cargas > Vento e neve > Vento e neve 2D/3D.
- Clicando em
.
Nota: A opção Cargas de neve/janela somente está disponível para estruturas de moldura plana e treliça plana. É possível gerar cargas de neve/vento para estruturas 3D e treliças 3D. Essa opção não estará disponível se você não tiver definido uma estrutura.
A caixa de diálogo Carga de neve/vento tem condições para as quais cargas de neve/vento são geradas:
- Envelope – Define os elementos de estrutura para os quais as cargas de neve e vento serão geradas. Os números dos nós selecionados criam a envoltória. É um parâmetro necessário para definir os coeficientes globais de neve e vento de uma estrutura.
Nota: Para gerar corretamente cargas de neve e vento, essa opção deve ser especificada.
Para selecionar uma envoltória:
- Insira os números dos nós consecutivos.
- Realce os nós na área de desenho.
- Ao definir a envoltória manualmente, é possível criar uma envoltória aberta ou fechada (dependendo se você volta ou não para o primeiro nó).
- Automático – Começa a gerar a envoltória automática. Os parâmetros são definidos de acordo com as opções selecionadas para reconhecimento automático da envoltória.
- Sem parapeitos – Quando selecionado, uma envoltória é gerada automaticamente sem considerar os parapeitos.
- Sem cavidades – Quando selecionado, uma envoltória é gerada automaticamente sem considerar as cavidades. Em vez disso, são criados elementos de envoltória fictícios.
- Com Base fora do chão – Quando selecionado, uma envoltória é gerada automaticamente sem considerar uma base no solo; portanto, permitindo criar uma envoltória para estruturas isoladas aerodinamicamente.
- Telhados isolados – Se essa opção estiver selecionada, a estrutura será um telhado isolado e as cargas serão geradas somente no telhado isolado.
Para definir cargas de neve/vento, é preciso especificar parâmetros básicos para a estrutura:
- Profundidade total – Define a profundidade da construção (comprimento). É um parâmetro necessário para definir os coeficientes globais de neve e vento de uma estrutura.
Nota: Para gerar corretamente cargas de neve e vento, essa opção deve ser especificada.
- Espaçamento do compartimento – Define o espaçamento do elemento de apoio em um comprimento de estrutura. É um parâmetro necessário que considera o acúmulo de cargas das paredes laterais apropriadas.
Nota: Para gerar corretamente cargas de neve e vento, essa opção deve ser especificada.
Na parte inferior da caixa de diálogo, existem as seguintes duas opções:
- Vento – Quando selecionado, cria casos de carga de vento durante a geração de cargas de neve/vento; quando desmarcado, impede que o Robot crie casos de carga de vento.
- Neve – Quando selecionado, cria casos de carga de neve durante a geração de cargas de neve/vento; quando desmarcado, impede que o Robot crie casos de carga de neve.
A opção Exibir nota após a geração de carga é exibida na parte inferior da caixa de diálogo. Quando selecionada, o Robot executa o editor de texto que exibe os valores de carga calculados para casos individuais de carga de neve e vento. Quando desmarcada, o Robot salva os arquivos que contêm as notas de cálculo para os casos de cargas de neve e vento na pasta de usuário local \Usuários\...\Documentos\Autodesk\Output.
Clicar em Parâmetros abre a caixa de diálogo para definir parâmetros detalhados para cargas de neve e vento.
Nota: Esse botão fica inativo até que uma envoltória, um espaçamento de construção e uma profundidade sejam especificados.