Selecione a guia Pontos de divisão ou clique em Pontos na caixa de diálogo Colunas para definir os pontos para os quais a tabela apresentará valores relevantes.
Nota: A guia aparece na caixa de diálogo Colunas para os valores resultantes dos membros (deslocamento e forças).
Se N pontos ao longo do comprimento do membro for selecionado, o número de pontos (incluindo nós inicial e final) poderá ser definido e distribuído uniformemente ao longo do comprimento do membro para a apresentação da tabela. O valor padrão é N=2, portanto, os valores das quantidades selecionadas para a apresentação serão exibidos na tabela somente para o início e o fim do membro. Quando N=3, um ponto será adicionado ao centro do membro (dividindo o membro em dois segmentos iguais) e exibido adequadamente na tabela. É possível definir o ponto de divisão selecionando Coordenadas do ponto relativo. Defina um número que pertença ao intervalo (0,1), que definirá a distância do ponto desde o início do membro. Se a guia Pontos característicos estiver selecionada, será possível definir um ponto ao longo do comprimento do membro especificando a distância relativa ou absoluta do início do membro. Os valores serão apresentados na tabela.
As descrições a seguir serão adicionadas aos pontos sucessivos.
- Automático – gera pontos automaticamente (divisão de membro em elementos finitos no local de interseção de membros ou nós posicionados no membro).
- Defin. - Pontos definidos pelo usuário.
- Zero, Mín./Máx. – Pontos característicos ao longo do comprimento do membro (locais em que os valores das quantidades selecionadas são iguais a 0, pontos em que as quantidades atingem seus valores extremos). Ao calcular os valores Mín./Máx. e as posições dos pontos nos quais a quantidade selecionada é igual a zero, os elementos finitos são divididos em 50 partes iguais.
- Mín./Máx. – Os valores extremos da quantidade selecionada são pesquisados em pontos resultantes dessa divisão.
- Zero – As posições de pontos nas quais a quantidade selecionada é igual a zero são calculadas por meio de interpolação linear. Os valores de dois pontos nos quais a quantidade selecionada presume o sinal oposto são levados em conta. A interpolação linear entre esses valores determina a posição do ponto no qual a quantidade selecionada é igual a zero.
A caixa de diálogo inferior contém três botões.
- Atualizar – Atualiza a lista de pontos (após as alterações) para os quais a tabela exibirá as quantidades indicadas.
- Excluir – Exclui os pontos ao longo do comprimento do membro para os quais a tabela exibirá as quantidades indicadas.
- Adicionar – Adiciona os pontos ao longo do comprimento do membro para os quais a tabela exibirá as quantidades indicadas.