Parâmetros da análise sísmica (Norma canadense NBC 2020 – Estática)

Os parâmetros da análise sísmica simplificada de acordo com o método de força lateral equivalente dependem de uma norma sísmica e de um método de definição de valores dos períodos fundamentais selecionados na caixa de diálogo Análise sísmica.

É possível definir os seguintes tipos de estrutura em cada direção de forma independente:

Método aproximado



O período fundamental (Ta) depende do tipo de estrutura e de sua altura efetiva (hn). É calculado de acordo com o ponto 4.1.8.11.3.

Método definido pelo usuário



O período fundamental (Ta) pode ser definido por um usuário nas direções globais X e Y. Nenhuma restrição é aplicada aos valores definidos pelo usuário.

Método preciso

Nesse método, é criado um caso de análise modal. O período fundamental é calculado para as direções X e Y.

Quando o método preciso for usado, o período fundamental (Ta) deverá estar seguindo os resultados da análise modal, mas será verificado em relação aos limites fornecidos no ponto 4.1.8.11.(3d) da norma do projeto. Os limites do período fundamental (Ta) dependem do tipo de estrutura e dos resultados obtidos com as fórmulas aproximadas.

Parâmetros de norma

Os parâmetros de norma para uma análise sísmica de acordo com a norma NBC 2020 são definidos da seguinte forma:

É necessário especificar os valores de espectro Sa(0.2), Sa(0.5), Sa(1.0), Sa(2.0), Sa(5.0), Sa(10.0) de acordo com o Artigo 4.1.8.1 para a localização do terreno.

É possível acessar o site oficial da NBCC: Norma nacional de construção do Canadá de 2020 – Ferramenta de risco sísmico clicando no botão. Essa página permite obter os valores necessários para definir o espectro e os valores de coeficiente com base em dados básicos como localização e classe de solo do terreno. Para transferir os valores da tabela de definição de espectro na página da Web para a tabela de definição no Robot Structural Analysis,é possível usar a operação de copiar e colar.

É possível acessar e copiar valores de espectro de acordo com o Artigo 4.1.8.1 – Sa(0.2), Sa(0.5), Sa(1.0), Sa(2.0), Sa(5.0), Sa(10.0) ou valores adicionais Sa(0.1), Sa(0.3). Os valores do espectro para um período específico S(Ta) são obtidos por interpolação linear entre esses valores.

Força de cisalhamento base (V)

A força de cisalhamento base (V) é calculada de acordo com a fórmula 4.1.8.11.(2):

V = S(Ta) * Mv * Ie * W/(Rd * Ro)

Em que:

A força sísmica lateral V não deve ser inferior aos valores especificados nas tabelas 4.1.8.11.(2 a-c).

Ignorar densidade

Exclui a densidade do elemento de estrutura (ρ=0) durante a estimativa do peso sísmico efetivo aplicado aos andares do modelo estrutural durante a análise.

Nesse caso, é preciso aplicar massas ou cargas adicionadas de conversão para massas, como definido na caixa de diálogo Tipos de carga na guia Conversão de carga em massa.

É possível examinar todos os parâmetros de entrada e a distribuição da força de cisalhamento de base nas Notas de cálculo (abra Análise > Notas de cálculo > Nota simplificada/completa)