Use essa opção para definir os parâmetros dos membros complexos.
Para executar cálculos de membros usando as diretrizes para membros complexos de acordo com o ponto p.7.6 para colunas com amarras ou p.7.7 para colunas com sarrafos da norma IS800, marque a opção Seções complexas na caixa de diálogo Seção complexa (e assegure-se de que a caixa de seleção “Nenhuma treliça” não esteja marcada).
O quadro Distribuição de sarrafos ou campos de treliça define a organização dos elementos que conectam banzos de coluna individuais. Há duas maneiras de especificar a distribuição de elementos:
Os planos de sarrafo (treliça) relevantes são paralelos aos eixos locais de uma seção complexa (x – eixo longitudinal do membro, y – eixo horizontal, z – eixo vertical). Na guia Plano XY, são definidos tipos de sarrafos ou treliça posicionados no plano paralelo ao eixo y local. De forma análoga, a guia Plano XZ é usada para definir parâmetros de sarrafos ou treliça posicionados no plano paralelo ao eixo z local. Se a opção Nenhuma treliça estiver selecionada, os cálculos não levarão em conta o fato de ser um membro complexo e serão executados presumindo que os banzos formam um todo completamente integrado em um determinado plano.
Após selecionar um dos tipos de treliça (Treliça 1, 2, 3), as opções que permitem a definição de barras de treliça se tornarão acessíveis. Presume-se que pilares e diagonais sejam normalmente feitos nas mesmas seções.
Pressionar o botão [...] à direita da opção de seção diagonal abre a caixa de diálogo Seleção de seção, onde um banco de dados, perfil e dimensão de seção do elemento de treliça são selecionados. A seleção de uma seção resulta na inserção automática de sua área A/An no campo de edição da caixa de diálogo Conexões de banzos.
Consulte também: