Abrir a caixa de diálogo Carga de neve/vento e clicar na guia Vento exibe a seguinte caixa de diálogo.
A caixa de diálogo é dividida em vários campos com grupos de opções específicas. Na parte superior da caixa de diálogo, encontra-se a opção Terreno. Essa opção tem uma lista de tipos de terreno para uma norma (normal ou exposto).
O campo Pressão do vento apresenta o seguinte:
- Automático – Calcula automaticamente a pressão básica do vento de acordo com os valores especificados para a localização de uma estrutura.
- Manual – Especifica manualmente a pressão básica do vento. Ao especificar os valores manualmente, o Robot não leva em conta parâmetros como Terreno.
O campo Ações específicas apresenta o seguinte:
- Vários telhados (ativação) – Proporciona um efeito de vários telhados, ou seja, telhados sobrepostos uns aos outros. Isso está associado à redução de coeficientes aerodinâmicos nos elementos ocultos.
- Estrutura susceptível à ação dinâmica do vento – Especifica o efeito dinâmico do vento em uma estrutura. Ao selecionar essa opção e clicar em Parâmetros, o Robot abre uma caixa de diálogo para definir a Redução logarítmica e o Período. Os efeitos dinâmicos do vento serão considerados se o campo Período tiver um valor maior que 0. Além disso, será possível especificar a redução logarítmica do amortecimento. Se você não inserir um valor nesse campo, o Robot determinará automaticamente o valor do coeficiente de amortecimento.
Clicar em Coeficientes abrirá uma caixa de diálogo para definir os coeficientes de uma carga de vento.