Padrão de armadura – guia Barras longitudinais (coluna de CA)

A guia Barras longitudinais permite definir os parâmetros da armadura longitudinal de uma coluna de CA.

Acesso

Selecione o layout Projeto de CA Armadura fornecida e, em seguida, crie um novo elemento de CA ou abra um existente.

Caixa de diálogo Elementos

Barras de canto
Especifique o diâmetro das barras nos cantos e o número máximo de barras em um conjunto.
Nota: Para colunas com seção transversal que não seja retangular (por exemplo, circular, seção em T etc.), as opções encontradas no campo Barras de canto se referem a todas as barras na seção transversal.
Barras intermediárias
Essa opção se refere às barras posicionadas ao longo dos lados das colunas com uma seção transversal retangular; para as barras intermediárias, existem as mesmas opções disponíveis que para as barras de canto e, além disso, é possível adotar um diâmetro de barras intermediárias idêntico ao diâmetro das barras de canto.
Barras de construção

A opção Gerar armadura de construção permitirá gerar barras de construção (em vez de barras principais) ao longo dos lados da seção transversal se isso for necessário devido às condições de espaçamento da barra. No entanto, é importante lembrar que essas barras não são consideradas nos cálculos da capacidade de corte.

Se a opção Diâmetro das intermediárias estiver selecionada, o diâmetro das barras de construção será o mesmo que o das barras intermediárias.

Nota: Os requisitos das normas relativos à relação de armadura mínima da seção transversal referem-se somente às barras principais. As barras de construção serão geradas se não for necessário gerar barras principais (ou seja, barras necessárias para carregar cargas na seção transversal) no lado especificado e, simultaneamente, se as condições de espaçamento (ou outras condições de norma) exigirem a inserção de barras ao longo do lado da coluna. Se essa opção estiver desativada, todas as barras na seção transversal serão consideradas nos cálculos de capacidade.
Organização da barra

Especifique a organização das barras na seção transversal da coluna através de uma das seguintes formas:

  • Limite de espaçamento

    Especifique o máximo e o mínimo de espaçamento das barras longitudinais na seção transversal da coluna.

    O programa usa a recomendação de norma de espaçamento e a lista de diâmetros disponíveis para encontrar as melhores opções de espaçamento e diâmetro.

  • Número de barras

    Especifique o número de barras longitudinais na seção transversal da coluna.

    O programa usa a lista de diâmetros disponíveis para encontrar os melhores parâmetros.

  • Clique em Restaurar padrão para restaurar os valores padrão da disposição das barras.

A opção Salvar como permite reutilizar um conjunto de parâmetros do padrão de armadura. Esse conjunto é salvo no diretório do usuário atual. É possível reutilizar esse conjunto para o outro elemento na caixa de diálogo Padrão de armadura ou atribuí-lo ao elemento selecionado (ou elementos selecionados do mesmo tipo) no Inspetor de componente CA.

A opção Excluir permite remover o conjunto selecionado dos parâmetros do padrão de armadura.