Depois que o comando Padrão de armadura é chamado e a guia “Geral” é selecionada, uma caixa de diálogo mostrada abaixo será exibida na tela.
Na caixa de diálogo acima, o usuário pode definir os parâmetros gerais relativos a toda a viga. Estas incluem:
Para a armadura superior, o usuário poderá:
Na parte inferior da caixa de diálogo, há também a opção Barras curvadas. Se a opção Barras inferiores curvadas ou Barras superiores curvadas estiver ativada, as barras curvadas poderão ser usadas durante os cálculos da armadura da viga. As barras curvadas serão geradas somente se um número de camadas de armadura for maior que uma e ao menos uma das extremidades das camadas de armadura dentro do vão.
Os seguintes parâmetros de dobras de barra precisam ser determinados:
Se a opção Considerar as peças da laje do perfil T no levantamento quantitativo estiver ativada, o volume de concreto necessário para criar uma viga será calculado para a seção T de uma viga de CA; se essa opção estiver desativada, o volume de concreto será calculado para a seção transversal retangular de uma viga de CA.
Se a opção Ignorar a verificação do formato da armadura durante a verificação de viga estiver ativada, os requisitos de norma relativos aos diâmetros, formas de estribo, ângulos de dobra etc. não serão verificados. Essa opção é usada para acelerar os cálculos da estrutura.
A Ancoragem é uma opção útil adicional no gerenciamento de armaduras na camada. Clicar no botão Ancoragem permite abrir a caixa de diálogo em que os parâmetros de ancoragem podem ser definidos.
A opção Considerar o comprimento do gancho no comprimento da ancoragem se refere às barras nervuradas (ou seja, aquelas para as quais os ganchos são usados opcionalmente), curvadas no ângulo direito e ancoradas no suporte.
Se a opção estiver ativada, o comprimento da ancoragem da barra será medido desde a extremidade da barra (a capacidade aumenta de zero ao valor necessário) considerando o comprimento da dobra. Uma dobra será criada se uma forma apropriada de uma barra longitudinal tiver sido escolhida na guia Formas e se for impossível ancorar uma barra reta devido a um suporte muito estreito. Nesse caso, o comprimento necessário para ancorar a barra é obtido ao aumentar o comprimento da dobra de forma que o comprimento total do gancho e o segmento reto garantam a obtenção da capacidade necessária. Se o comprimento do gancho for levado em conta, os possíveis coeficientes adicionais relacionados ao tipo de extremidade da barra não serão considerados (uma barra é tratada como reta).
Se a opção estiver desativada e a forma das barras longitudinais com dobras for selecionada, o comprimento de um gancho gerado será o comprimento mínimo determinado pelos requisitos da norma, enquanto o comprimento da ancoragem será medido somente ao longo da direção longitudinal de uma barra. Nesse caso, são considerados possíveis coeficientes da norma relacionados ao tipo de extremidade da barra. Se o comprimento do segmento da barra longitudinal no suporte não atender aos requisitos da norma, a armadura não será gerada, e o usuário será notificado sobre a largura insuficiente do suporte.
Para a norma polonesa PN-B-03264:2002, devido ao comprimento mínimo da ancoragem (consulte o ponto 8.1.3.4), a capacidade de uma barra cresce de acordo com o padrão mostrado no desenho abaixo.
A armadura da âncora será gerada para a armadura inferior e superior (se necessário).
Com ela, o usuário define a maneira na qual a armadura do vão que chega aos suportes deve ser ancorada. A geração da ancoragem pode ser definida com base no tipo de suporte com diferenciação em suportes de aresta e meio à esquerda e à direita do vão em questão. A opção Auto seleciona o comprimento da barra na área de suporte que atende às condições de ancoragem da armadura. As três opções de ancoragem restantes Transversal, Não transversal e Interrompido agem forçando um corte (a extremidade da barra na área de suporte é um valor que depende da cobertura c). No caso da seleção de uma dessas três opções, bem como de comprimento de ancoragem insuficiente, o programa alerta o usuário exibindo um aviso apropriado. O parâmetro c que pode ser definido na parte superior da caixa de diálogo Ancoragens da armadura de vão permite controlar o comprimento das ancoragens quando um dos seguintes tipos de ancoragem é selecionado: Transversal, Não transversal e Interrompido. Quando a opção Método de barra é selecionada, a armadura é ajustada para os vãos sucessivos de tal forma que não haja interferência com a armadura da coluna e, posteriormente, a armadura se torna contínua sobre os suportes por meio de barras adicionais.