Cargas (vigas de CA/sapatas contínuas)

A seleção da opção Cargas permite a definição de cargas aplicadas a uma viga de CA ou uma sapata contínua. Para fazer isso:

A caixa de diálogo mostrada abaixo aparecerá na tela.

Para definir uma carga para uma viga de CA/sapata contínua:

  1. Na caixa Vãos, insira o número de vãos aos quais a carga será aplicada; se a letra A (todos) for inserida nessa caixa de texto, todos os vãos da viga/sapata contínua serão selecionados.
  2. Na lista Natureza, selecione a natureza da carga.
  3. Na lista Subnatureza, selecione a subnatureza da carga.
    Nota: As subnaturezas variam dependendo da norma de projeto de CA selecionada e da natureza do caso de carga. Se não houver subnaturezas disponíveis para uma determinada natureza, a lista Subnatureza estará inativa.
  4. Na lista Categoria de carga, selecione o tipo de carga aplicada (superfície distribuída, concentrada).
  5. Para a norma polonesa, defina o fator de carga de longo prazo.
  6. Defina os valores do tipo de carga e clique em Adicionar.

A vista do lado direito da caixa de diálogo Cargas depende da categoria de carga selecionada. O ícone de esquema que representa a categoria de carga distribuída, concentrada ou de superfície selecionada é exibido na parte superior da caixa de diálogo. Os ícones que permitem a seleção do tipo de carga estão localizados à esquerda do ícone esquemático.

Abaixo dos ícones Tipo de carga está localizado o campo Cotas relativas. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece), as coordenadas concentradas relativas serão usadas na definição da posição da carga (incluída no intervalo <0,1>). Se essa opção estiver inativa, as coordenadas concentradas serão dadas nas unidades de comprimento escolhidas pelo usuário.

Se for selecionada a categoria de carga distribuída, a opção Cadeia de cotas será exibida. Se essa opção estiver ativa (o símbolo √ aparece) e cadeia de cotas será usada ao definir uma carga distribuída. Isso significa que o valor da carga p2 contínua será aplicado em um concentrado com a coordenada (x1+x2), o valor da carga p3 em um concentrado com a coordenada (x1+x2+x3) etc. Se a opção estiver inativa, a carga p1 será aplicada em um concentrado com a coordenada x1, a carga p2 em um concentrado com a coordenada x2 etc.

O campo Coordenadas e os campos de valor estão localizados na parte intermediária da caixa de diálogo. No caso de uma carga concentrada, as seguintes opções estão disponíveis: x1, x2, n e F ou M. A introdução da possibilidade de definir parâmetros: x2 e n permite definir grupos de cargas concentradas. Os símbolos indicam as seguintes qualidades (consulte o desenho):

x1 – coordenada da primeira posição de força/momento

x2 – espaçamento entre forças concentradas/momentos sucessivos

n – número de forças/momentos concentrados

F ou M – valor da força/momento concentrado

Abaixo na caixa de diálogo estão as seguintes opções: Direção, Sistema de coordenadas, Projeção para definir parâmetros adicionais para cargas em vigas inclinadas (essas opções não são usadas para vigas retas). As sapatas contínuas não podem ser inclinadas, portanto, a opção Projeção não está acessível.

No módulo do projeto de viga de CA, para cargas concentradas, após selecionar a opção Suspenso e definir aberturas do tipo de viga adjacente, o programa lê automaticamente as coordenadas de tal “abertura”. Essas coordenadas são visíveis nos campos apropriados da caixa de diálogo. Para executar a modelagem das ações resultantes de uma viga adjacente, basta especificar o valor da reação causada por tal viga e aceitar a carga pressionando o botão Adicionar.

No caso de uma carga distribuída, o campo Coordenadas contém as seguintes opções: x1, x2, x3, x4 e p1, p2, p3.

No caso de uma carga de superfície, o campo Coordenadas contém as seguintes opções: alfa, beta e y; a área adjacente contém o campo que permite definir o valor da carga p (carga por unidade de área). Essa carga é transformada em uma carga distribuída. Os seguintes tipos de carga plana estão disponíveis:

As cargas coletadas na superfície da placa entre duas vigas/sapatas contínuas devem definir a distância “y” com base na qual as cargas são coletadas. Ícone

As cargas coletadas da superfície da placa (ou terreno no caso de uma sapata distribuída) são delimitadas por quatro vigas/sapatas contínuas. Deve-se definir dois ângulos: alfa e beta. Ícone

As cargas coletadas da superfície da placa (ou terreno no caso de uma sapata distribuída) são delimitadas por quatro vigas/sapatas contínuas. É necessário definir dois ângulos: alfa e beta, bem como a distância “y”. Ícone