Cisalhamento base

A caixa de diálogo Cisalhamento base está disponível para os parâmetros de análise sísmica que usam as seguintes normas:

Use essa caixa de diálogo para selecionar como levar em conta a força de cisalhamento base: calcule de acordo com as provisões da norma sísmica (a opção Valor automático) ou especifique (a opção Valor do usuário).

Uma carga sísmica gerada de acordo com o Procedimento do espectro de resposta não deve ser maior do que uma carga calculada usando o método simplificado (Força lateral equivalente) como uma força de cisalhamento base. Portanto, as forças sísmicas pseudoestáticas geradas no Robot são dimensionadas de forma que a soma das reações para a direção sísmica principal seja igual à força de cisalhamento base.

No caso de o limite de cisalhamento base estar ativado, os valores das forças internas e as reações serão dimensionados para obter a soma das reações na direção da preocupação igual ao cisalhamento base. Observe que os resultados para cada modo não são dimensionados, mas somente os resultados de combinações modais (SRSS, CQC, 10%, 2SM) são dimensionados.

No caso de Cisalhamento base definido manualmente como Valor do usuário, os resultados são sempre dimensionados para obter a soma das reações na direção de preocupação igual ao Cisalhamento base, para cima ou para baixo, mesmo se o Cisalhamento base for menor do que a soma das reações obtidas na análise espectral.

Exemplo: cálculo do cisalhamento base sísmico de acordo com a norma dos EUA IBC 2009/IBC 2012

Para a análise sísmica de acordo com a norma dos EUA IBC 2009/IBC 2012, o cisalhamento base sísmico V é calculado conforme especificado na norma ASCE 7-05 Seção 12.8, em duas direções ortogonais horizontais usando o período fundamental Ta. As forças internas são multiplicadas por 0,85 V / Vt, quando o cisalhamento da base modal Vt é menor que 85% do cisalhamento da base calculada V usando o procedimento de força lateral equivalente.

Usando o procedimento de força lateral equivalente, o cisalhamento base é calculado como:

V = CSW

em que:

W – peso sísmico efetivo como na análise modal

CS – coeficiente de resposta sísmica calculado como:

O coeficiente de resposta sísmica deve satisfazer à seguinte condição:

0,01 ≤ CS ≤ CMAXS

em que:

Além disso, para estruturas localizadas em que S1≥ 0,6 g:

Para obter mais detalhes sobre as designações nas fórmulas acima, consulte: Parâmetros de análise sísmica (IBC 2009/IBC 2012).