Quando a guia Atrito é selecionada na caixa de diálogo Definição de apoio, a seguinte caixa de diálogo é exibida.
As opções nessa guia permitem definir um tipo de apoio que considera o atrito. Quando a caixa de seleção ao lado do botão Atrito é marcada (), as opções de Direção da força de pressão do rolamento ficam disponíveis. Clicar em Atrito abre outra caixa de diálogo para definir os seguintes valores:
Uma característica básica de atrito é o coeficiente de atrito mi. Seu valor quando multiplicado por uma força que atua em uma direção selecionada (para cada caso) produz um valor de força limite nas direções liberadas.
A força de coesão, ou seja, a força de atrito limite, se não houver pressão de rolamento, também será calculada. As forças de pressão do rolamento são analisadas somente quando o valor especificado é excedido.
Além disso, a caixa de diálogo tem o coeficiente de segurança gM (1,00 por padrão). Um valor do coeficiente de atrito é dividido pelo valor do coeficiente de segurança especificado.
Quando uma das direções da força de pressão do rolamento é selecionada, a opção Direções fixas nesse nível não está disponível. Para estruturas 3D, ao menos uma direção (para estruturas 2D pelo menos uma direção) deve ser liberada para que o atrito funcione corretamente no apoio. Para qualquer outro caso, o Robot exibe uma mensagem de erro sobre uma definição de apoio incorreta durante os cálculos da estrutura.
Se uma força externa transversal for inferior à força de atrito da pressão do rolamento, o apoio funcionará como um apoio rígido (com grande elasticidade) ou um apoio elástico (com um valor do coeficiente elástico especificado por um usuário). Se a força externa for maior, a direção liberada será tratada como uma direção na qual o movimento é permitido.
É possível definir o atrito com levantamento. As forças com a orientação compatível com levantamento não produzem atrito no apoio (um modelo de apoio de rolo é criado). Somente a direção oposta ao levantamento resultará em atrito. Quando Nenhum for selecionado, o atrito não será baseado na orientação da ação de força normal.
Durante os cálculos de estrutura para cada caso, as seguintes condições são verificadas em cada apoio com atrito definido:
Se os apoios atenderem às condições anteriores, será exibida uma força de reação. Se essas condições não forem atendidas, o apoio será tratado como um apoio de rolo.
Exemplos de coeficientes de atrito para materiais de construção
Materiais |
Intervalo de coeficientes de atrito |
---|---|
Concreto – concreto |
0.5 - 1.0 |
Aço – concreto |
0.3 - 0.4 |
Aço – aço |
0.2 - 0.8 |
Madeira – concreto |
0.8 - 1.0 |
Madeira – aço |
0.5 - 1.2 |
Madeira – madeira |
0.4 - 1.0 |
Borracha – concreto (seco) |
1.0 |
Borracha – concreto (molhado) |
0.30 |