Use a opção Padrão de carga para definir superfícies de influência para estruturas de placa e casca.
A superfície de influência é um diagrama da relação entre uma determinada quantidade de resultados (como força ou deslocamento em um determinado ponto) e uma posição da força da unidade na superfície de carga. Um valor da superfície de influência em qualquer ponto na superfície será o valor da quantidade de resultados selecionada se a força da unidade estiver posicionada nesse ponto.
Os mapas de cores obtidos com o uso dessa opção indicam as regiões nas quais a superfície de influência assume valores positivos ou negativos. Isso permite determinar a posição das cargas planas que produzem o efeito mais adverso na quantidade resultante descrita por uma determinada superfície de influência.
O engenheiro que projeta a estrutura deve decidir para quais quantidades as linhas de influência devem ser geradas e a análise deve ser executada. É o engenheiro que seleciona as quantidades e os pontos da estrutura que são decisivos para o projeto da estrutura.
As superfícies de influência são salvas como uma malha de pontos com uma divisão determinada. Os valores entre os pontos estão sujeitos à interpolação linear. É possível especificar uma cota da divisão de malha. A divisão de malha grossa pode (em casos extremos) levar à obtenção de soluções incorretas. À medida que a cota da divisão de malha diminui, a precisão da solução aumenta; no entanto, é necessário um tempo de cálculo mais longo.
A opção Padrão de carga está disponível para os seguintes tipos de estrutura: projeto de placa e projeto de casca.
Existem várias etapas para usar a opção Padrão de carga:
Na caixa de diálogo Padrão de carga, é possível definir uma superfície na qual uma carga de unidade (e, consequentemente, uma superfície de influência) será gerada. Também pode ser especificada uma lista de quantidades para as quais as superfícies de influência devem ser geradas.
Após definir os dados e a lista de superfícies de influência e após clicar em Gerar na caixa de diálogo Padrão de carga, a segunda etapa é iniciada. A caixa de diálogo anterior fecha e a fase de cálculo é iniciada. Durante essa etapa, as seguintes operações serão executadas:
Quando essa etapa for concluída, a caixa de diálogo Padrão de carga – Cargas será aberta para a análise de resultados (3ª etapa).