Cargas de neve/vento 3D – geração de carga

Após clicar em Aplicar na caixa de diálogo Parâmetros de cargas de neve/vento 3D, o seguinte é exibido:

A caixa de diálogo exibe uma vista da estrutura e a lista de casos de carga de neve/vento gerados. A vista da estrutura é gerada usando a vista Open GL. Exibe os planos carregados usando uma legenda de cor.

É possível selecionar um caso para exibir na lista Caso de carga. A lista de casos tem somente cargas de neve e vento, o que significa que essas cargas recebem naturezas de vento e neve.

Todas as faces da estrutura são exibidas na tabela. Para as faces que não são automaticamente carregadas pelo Robot, o valor da carga é zero.

Para casos de carga de vento definidos de acordo com a norma NV 65, a tabela fornece os seguintes dados:

É possível modificar os valores dos seguintes parâmetros na caixa de diálogo: Ce, Ci, Delta e QH. Os valores exibidos nos campos Ce-Ci e qr(z) serão recalculados após as alterações serem feitas nos campos da tabela.

Para casos de carga de neve definidos de acordo com a norma NV 65, a tabela fornece os seguintes dados:

Para casos aos quais não é atribuída uma natureza de neve ou vento, a tabela fica vazia. De forma similar a um caso de carga de vento, é possível modificar alguns coeficientes.

Após clicar em Gerar, a caixa de diálogo é fechada e as cargas são geradas nas superfícies. As cargas são aplicadas na forma de pressão em objetos planos no sistema local ou global. As cargas são transferidas para as barras ao gerar o modelo da estrutura.

O conjunto de coeficientes usado para determinar uma carga de neve/vento é salvo no projeto, para que você possa editar os coeficientes e parâmetros de uma carga de neve ou vento.

Clicar em Nota de cálculo gera um arquivo de texto com os valores de parâmetro salvos para todos os casos de carga de neve e vento. A nota é aberta no editor de texto do Robot.