O algoritmo que reconhece a geometria é projetado para determinar quais elementos da estrutura pertencem a paredes de estrutura individuais. A imagem a seguir mostra uma seção transversal de uma estrutura com uma base triangular:
Um determinado elemento de estrutura é atribuído a uma ou duas zonas das três zonas 1, 2 e 3 das paredes de estrutura individuais.
A próxima imagem mostra uma seção transversal de uma estrutura com uma base quadrada.
Um determinado elemento de estrutura é atribuído a uma ou duas zonas das quatro zonas 1, 2, 3 e 4 das paredes da estrutura individual.
Durante os cálculos das normas, o Robot calcula a área das barras que pertencem a paredes de estrutura individuais. Problemas ao reconhecer a qual parede de estrutura uma determinada barra pertence podem causar erros ao calcular as áreas dos elementos que pertencem a paredes individuais.
Para que a geometria da estrutura seja reconhecida corretamente, os nós e as barras não devem ser posicionados no eixo da estrutura.
A imagem a seguir mostra partes de uma estrutura que não são reconhecidas corretamente.
Os elementos 7 e 8 não serão reconhecidos corretamente, porque estão localizados em um eixo de estrutura na borda das quatro zonas. Os elementos 5 e 6 não serão reconhecidos corretamente, porque passam pelo eixo da estrutura. Os elementos 9, 10, 11, 12 não serão reconhecidos corretamente, porque um dos nós está posicionado no eixo da estrutura.
Recomenda-se que todos os elementos de estrutura adicionais (equipamento de estrutura) que não estejam no plano de uma parede de estrutura sejam definidos na guia Equipamento na caixa de diálogo Carga de vento em torres. O equipamento não deve ser modelado usando barras de estrutura, porque pode causar erros no algoritmo que reconhece as paredes da estrutura.
É possível modelar parte dos elementos da estrutura como elementos posicionados fora dos planos de uma parede da estrutura. Quando há problemas com o reconhecimento de geometria, uma mensagem é exibida e os cálculos são executados de forma aproximada.