Enquanto os mapas são gerados, o sinal dos valores apresentados e a distância de um valor em um mapa para um valor zero podem ser perdidos. Se a escala selecionada apresentada não estiver aberta, o usuário não poderá indicar o ponto no qual o sinal muda no mapa e especificar a relação entre os valores mínimo e máximo.
Uma escala automática é gerada para que os valores negativos de uma quantidade apresentada em um mapa sejam marcados com tons de azul, enquanto os valores positivos sejam indicados com tons de vermelho. A escala de mapa criada permite localizar as regiões onde o sinal muda e determinar a relação de valores extremos.
Considera-se que ambos os grupos de cores possam ser divididos no máximo em 128 componentes. A escala de cor é criada quando os valores extremos para uma determinada quantidade são determinados (vmin, vmax). Um valor maior (em relação ao valor absoluto) de vmin e vmax é atribuído à cor nº 128 (considerando o sinal do valor). A cor de um segundo valor é escolhida com base nas proporções entre vmin e vmax, enquanto as cores intermediárias são atribuídas por meio da divisão uniforme de uma escala. Outro fator introduzido é o arredondamento de intervalos para que zero seja um dos valores limite em uma escala.