A guia Definição para estruturas tridimensionais é apresentada a seguir.
Em uma estrutura tridimensional, o plano do corte deve ter uma definição geral. Na maioria dos casos, somente é necessário definir um ponto que pertença ao plano de corte e uma direção do vetor normal necessário. O plano também pode ser definido por três pontos que não pertençam a uma linha reta.
É possível definir pontos graficamente indicando os nós à direita ou textualmente fornecendo as coordenadas dos pontos ou números de nó na caixa de diálogo.
No caso de estruturas tridimensionais, um corte pode ser definido de três formas.
- Ao definir um plano que passa por dois pontos, paralelo a um eixo selecionado do sistema de coordenadas global – Determine o plano paralelo ao eixo selecionado do sistema de coordenadas global e as coordenadas de dois pontos que pertencem ao plano. Se a definição de corte for executada graficamente, selecione um eixo e o nó através do qual o corte será feito.
- Ao definir um plano paralelo a um dos planos de eixo e um ponto – Indica um plano do sistema de coordenadas global (plano XY, XZ ou YZ) ao qual o plano de corte deve ser paralelo. Determine a distância entre o plano de corte e o centro do sistema de coordenadas global. Se a definição de corte for executada graficamente, selecione um eixo e o nó através do qual o corte será feito.
- Ao definir três pontos – Defina coordenadas (graficamente ou manualmente) de três pontos que não sejam colineares e defina inequivocamente o plano de corte.
Para definir um corte para uma estrutura 3D, siga estes procedimentos.
- Selecione o método de definição do corte.
- Determine os parâmetros de corte.
- Forneça um nome para o corte.
- Selecione a cor do corte.
- Clique em Novo.
O corte definido será adicionado à lista de cortes disponíveis na guia Cortes.