Abrir a caixa de diálogo Carga de neve/vento e clicar na guia Neve exibe a seguinte caixa de diálogo.
Os seguintes esquemas foram implementados no Robot (SniP 2.01.07-85, tabela na página 23 e adicionais):
- 1 – Variantes 1, 2, 3 (2 e 3 para a opção Redistribuição de neve selecionada)
- 3 – Zona C, variante 1 e 2 (opção Trapeiras (ativação) selecionada) – variante 2
- 4, 5 – Variante 1 e 2 (opção Vários telhados (ativação) selecionada) – variante 2
A caixa de diálogo é dividida em vários campos com determinados grupos de opções. Na parte superior da caixa de diálogo, existe a opção Zona, que é uma lista de zonas de carga de vento para uma determinada norma de neve/vento. É um fator que determina o valor da pressão do vento que atua sobre os elementos individuais da estrutura. Além disso, é possível especificar os valores dos coeficientes de redução para diversos tipos de estruturas.
A caixa de diálogo apresenta os seguintes campos e opções:
- Campo Pressão de neve:
- Automático – Calcula automaticamente a pressão da neve com base nos parâmetros especificados para a localização de uma estrutura.
- Manual – Permite definir a pressão de neve manualmente.
- Campo Acúmulo de neve:
- Redistribuição de neve – Gera cargas de neve considerando o deslizamento de neve de uma inclinação do telhado, a neve que cai de um telhado e o acúmulo de neve atrás de vários obstáculos em um telhado (calhas e acrotérios). As cargas de neve padrão são geradas levando em conta a redistribuição de neve em planos do telhado.
- Calhas – Uma lista de barras que permite selecionar nós de envoltórias nos quais são colocados obstáculos adicionais para evitar que a neve deslize dos telhados. Esses obstáculos forçam a neve a permanecer em planos do telhado e aumentam a carga do telhado localmente. É possível inserir nós de envoltórias manualmente ou graficamente.
Clicar em Coeficientes abrirá uma caixa de diálogo para definir os coeficientes de uma carga de neve.