Desenhar diagramas em cortes através de painéis consiste nos traços do corte através de um plano definido pelo usuário e nos elementos de casca que criam um painel. No traço, é desenhado um diagrama. Definir o plano por si só não causa dúvidas, a orientação do diagrama no espaço não é óbvia e envolve definir a normal em relação a um plano de corte.
Cada plano divide o espaço em dois semiespaços. Um semiespaço é considerado positivo. Essa divisão é voltada para orientar um plano de corte definindo um vetor normal ao plano de corte. Isso determina o lado positivo do plano e o eixo Z local. Definir o vetor normal depende de uma definição do plano de corte escolhido por um usuário. Com exceção de dois casos, o vetor normal é um produto vetorial de dois vetores. A definição de cada um deles depende de uma definição de plano.
Se diagramas em cortes tiverem de ser perpendiculares ao plano de corte, o vetor normal acima definido determinará o eixo do diagrama de forma não ambígua. Valores positivos são designados de acordo com a orientação normal do vetor, enquanto os valores negativos são indicados no lado oposto. Nesse caso, a orientação positiva do eixo depende exclusivamente da orientação da linha normal com relação ao plano.
Se os diagramas forem posicionados num plano de corte, um vetor produto de traço de corte e um vetor normal ao plano de corte serão calculados. A orientação desse vetor é determinada de tal forma que a maior coordenada do vetor seja sempre positiva. O vetor definido indica o eixo do diagrama. Note que cada um dos segmentos cortados pode apresentar direções diferentes dependendo do vetor de um traço de corte. No entanto, para o mesmo traço originado do corte com planos cujas linhas normais mostram orientações diferentes, a orientação positiva do eixo será a mesma.