Use a opção para definir um novo modelo de cálculo de painel. Acesse a opção clicando em Novo modelo de cálculo do painel na caixa de diálogo Modelo de cálculo do painel. A caixa de diálogo a seguir é exibida.
Um modelo de cálculo do painel define a forma através da qual se alcança uma solução para deslocamentos, forças internas e objetos de suporte de um painel. Um conjunto de parâmetros que caracterizam um modelo de cálculo inclui três grupos:
- Rigidez elástica – selecione se forem usados elementos finitos (se for o caso, que tipo de EFs é usado).
- Conexão rígida dos nós para a laje – especifique se os deslocamentos são adicionalmente enrijecidos por diafragma.
- Transferência de cargas – especifique como as cargas são distribuídas nos elementos adjacentes: com base em elementos finitos ou usando o método trapezoidal e triangular.
É possível especificar os seguintes parâmetros na caixa de diálogo acima:
- tipo de elemento finito
- Nenhum elemento finito – não são gerados elementos finitos enquanto um modelo está sendo gerado; o Robot somente gera um revestimento com parâmetros de material que são atribuídos por uma espessura especificada
- Tipo de elemento finito (membrana, casca ou laje) – elementos com diferentes graus de liberdade são usados para diferentes tipos de estrutura (Laje, Casca, PSO, PSO, AXI)
Nota: As cargas térmicas são distribuídas em um painel usando elementos finitos. Portanto, as cargas térmicas do painel não serão incluídas nos cálculos se um modelo de cálculo de painel sem elementos finitos for usado.
Para distinguir um painel com uma malha de elemento finito de um painel no qual essa malha não é gerada, um contorno de painel é desenhado de forma diferente: o painel com uma malha de EF é desenhado com uma linha tracejada e o painel sem uma malha de EF com uma linha contínua.
- Conexão rígida de nós para a laje (tipo de diafragma para lajes)
- Sem enrijecimento – não é gerado nenhum diafragma
- Diafragma de enrijecimento:
Rigidez completa (corpo rígido) – um objeto que atribui a todos os nós no plano e no contorno do painel uma conexão de corpo rígido (todos os graus de liberdade são fixos)
Rigidez flexível (em XY) – um objeto que atribui a todos os nós no plano e no contorno do painel uma conexão de membrana rígida (os graus de liberdade UX, UY, RZ são fixos)
- Transferência de cargas
- Método analítico (elementos finitos) – é uma solução padrão baseada na geração de uma malha de elementos finitos e na distribuição de cargas em nós dessa malha
- Simplificado (método trapezoidal e triangular) – as cargas são distribuídas usando o método trapezoidal e triangular; duas opções estão disponíveis:
Unidirecional – distribuição em uma direção com base no método trapezoidal e triangular; a direção de distribuição das cargas é associada ao sistema de coordenadas local de um painel e a direção da carga é associada ao eixo X do sistema de coordenadas local de um painel.
Bidirecional – distribuição em duas direções com base no método trapezoidal e triangular.
Nota: Só é possível gerar os diafragmas em painéis horizontais no plano XY.