O objetivo do método trapezoidal e triangular é distribuir as cargas aplicadas a uma laje ou a um revestimento nos elementos de barra que suportam a laje ou o revestimento, em elementos planos (painéis) que são adjacentes a uma laje ou a um revestimento e em suportes com cotas geométricas especificadas (use a opção Avançado na caixa de diálogo Definição de suporte). Um revestimento é definido por um contorno arbitrário que pode ter aberturas.
A divisão de uma superfície carregada é baseada no método trapezoidal e triangular de divisão de uma região, que é semelhante a construir uma projeção de superfícies de telhado. A soma das cargas atribuídas a um suporte é igual à área de uma região atribuída a uma viga, aresta ou suporte, multiplicada por um valor de carga. Se parte de uma projeção de uma forma dividida se estender para fora de uma barra, essa parte será aplicada à barra como uma força nodal concentrada.
Para um suporte, uma carga da área atribuída ao nó muda para uma força concentrada.
As cargas de revestimentos ou painéis que usam o método de distribuição de carga trapezoidal e triangular são distribuídas por todos os objetos no contorno e plano de um revestimento ou painel:
- Barras no plano de revestimento ou painel – o Robot localiza automaticamente todas as barras no plano e no contorno de um revestimento ou painel; ele gera uma carga linear trapezoidal em uma barra.
- Nós de barras de suporte – uma carga é distribuída em nós que pertencem a barras adjacentes ao plano do painel ou do revestimento (como colunas que suportam o revestimento ou o painel); isto gera uma carga nodal. A distribuição nos nós é ignorada na distribuição unidirecional.
- Nós de suporte – uma carga é distribuída nos nós aos quais são atribuídos suportes, no entanto, a condição necessária é que um suporte tenha propriedades avançadas de coluna atribuídas, ou seja, as cotas de suporte precisam ser especificadas. Um contorno de cotas de suporte determina uma área de um retângulo; a carga é distribuída nesse retângulo usando a distribuição trapezoidal e triangular; isso gera uma carga nodal.
- Arestas de painéis de suporte – uma carga é distribuída nas arestas de painéis que são adjacentes ao plano de um revestimento ou painel (como paredes que suportam um revestimento ou lajes em que é distribuída uma carga da parede do painel externo); isso gera uma carga linear trapezoidal na aresta.
Nota:
- As barras no plano de um revestimento (viga) e as arestas de painéis de suporte (paredes) são objetos equivalentes nos quais a carga é distribuída.
- Uma carga aplicada às arestas de paredes é reduzida para uma carga trapezoidal descrita por dois pontos: uma aresta é dividida pela metade; o Robot calcula a soma das cargas para cada metade. Em seguida, o Robot calcula o valor médio dessa carga que se torna o valor extremo da carga trapezoidal aplicada a toda a aresta da parede. As cargas aplicadas às barras no plano de um revestimento ou painel são calculadas com base na divisão interna de uma barra; portanto, casos análogos de distribuição de cargas em paredes e barras podem diferir na forma e nos valores dos componentes.
- Se um nó pertencer a uma barra (viga) que está no plano de um revestimento e a carga já tiver sido distribuída nessa barra (viga), ele não participará na distribuição em colunas ou suportes.
- Para que uma carga seja aplicada a um suporte, as cotas geométricas devem ser definidas para esse suporte (caixa de diálogo Definição de suporte – Avançado).
- As cargas para revestimentos/painéis não serão distribuídas se houver sobreposição nos elementos de objetos nos quais a carga deve ser distribuída. Isso pode ocorrer nos seguintes casos:
- Painéis de parede que suportam a sobreposição do piso.
- A malha de painéis de parede é incoerente e usa restrições cinemáticas.
- Um membro que está no painel da parede não é dividido em elementos de cálculo.
Nota: A distribuição trapezoidal e triangular poderá ser usada se uma superfície carregada for plana.
Também existem mapas de distribuição de carga no Robot. Após selecionar a opção Carregar regiões de distribuição na caixa de diálogo Exibir (guia Cargas), a distribuição de carga de acordo com o método trapezoidal e triangular será exibida.
Em todos os revestimentos calculados usando o método trapezoidal e triangular, o Robot exibe mapas que mostram os suportes aos quais as regiões individuais pertencem. Desenhar um mapa consiste em aplicar cores a todos os contornos de superfícies de forma que uma borda não separe os contornos preenchidos com a mesma cor dentro de uma laje ou de um revestimento.
É possível selecionar objetos que estejam no plano de um revestimento (ou de um painel para o qual a distribuição trapezoidal e triangular está selecionada em um modelo de cálculo) e não carregar cargas. Em uma estrutura real, esses podem ser elementos de contraventamento de telhado que não transportam a carga transferida do telhado. É possível selecionar esses objetos usando um dos seguintes métodos:
- Use as opções no painel Inspetor – nas propriedades do objeto (barra ou painel); para a opção de distribuição trapezoidal e triangular, é possível selecionar Analisar (um objeto carrega cargas) ou Ignorar (um objeto não carrega cargas)
- Use a caixa de diálogo Opções de método trapezoidal e triangular, selecionando Geometria > Atributos adicionais > Distribuição de carga – Opções: para objetos da lista definida. É possível clicar em Analisar (objetos que carregam cargas) ou Ignorar (objetos que não carregam cargas).