Atribua a cada camada uma função específica, para que a camada possa ser unida com sua camada funcional correspondente.
Regras para uniões de camadas
Por exemplo, suponha que 2 paredes compostas foram unidas. A camada na parede com prioridade 1 é unida com uma camada com prioridade 1 na segunda parede. A camada com prioridade 1 pode passar através das camadas de prioridade inferior antes de ser unida com a outra camada de prioridade 1. Uma camada com uma prioridade menor não pode passar através de uma camada com prioridade igual ou superior.
A ilustração a seguir mostra camadas com maior prioridade sendo unidas antes de camadas de menor prioridade. A camada CMU de prioridade 1 da parede horizontal passa por todas as camadas até alcançar a camada de montante de prioridade 1 da parede vertical. Observe que o isolamento na parede horizontal não passa pelo espaço de ar na parede vertical, já que ambas são de prioridade 3 e estão fora da camada núcleo.
A ilustração a seguir mostra como uma camada de menor prioridade dentro do núcleo, passa por camadas de maior prioridade fora do núcleo. A camada de isolamento da parede horizontal foi movida para dentro do núcleo. A camada de isolamento pode agora passar por qualquer camada fora do núcleo, independente de sua prioridade.
As camadas podem ser atribuídas às seguintes funções: