Material sujeito a empeno

Empeno

Todos os polímeros contraem durante o arrefecimento. No entanto, se a peça contrair diferentes graus em diferentes locais, pode empenar.

Se a geometria da peça significar que existe uma tendência para empenar mesmo assim, a utilização de um material semi-cristalino irá piorar os efeitos do empeno.

Alguns materiais apresentam uma contração naturalmente maior do que outros. Em particular, os materiais semi-cristalinos apresentam uma contração naturalmente maior do que os materiais amorfos.

Para saber mais sobre a cristalinidade do polímero, leia o tópico Cristalinidade do material.

O que fazer

  1. Reduzir a temperatura do molde

    A contração e o empeno aumentam conforme aumenta a temperatura do molde, dado que uma temperatura de molde alta diminui a velocidade de arrefecimento do material. Isto significa que levará mais tempo para a peça solidificar, o que faz aumentar o conteúdo cristalino. Deste modo, para diminuir a proporção de áreas semi-cristalinas no molde, diminua a temperatura do molde.

  2. Reduzir a espessura da parede

    A contração aumenta conforme aumenta a espessura da parede. Este efeito é muito semelhante ao da temperatura do molde. À medida que a espessura da parede aumenta, levará mais tempo para a secção arrefecer e solidificar. O arrefecimento mais lento faz com que o conteúdo cristalino na área aumente, o que provoca o aumento da contração e do empeno. Assim, para diminuir a proporção de áreas semi-cristalinas no molde, diminua a espessura da parede.

  3. Escolher um material diferente

    Utilize a página Selecionar materiais do Assistente de análise para procurar um material com propriedades semelhantes, mas que não seja semi-cristalino. Clique para ver uma lista de Famílias de materiais semi-cristalinos.