Criar padrões circulares de componentes

Novidades: 2023.2, 2024, 2027

  1. Insira um ou mais componentes em um arquivo de montagem.

  2. Na faixa de opções, clique na guia Montagem painel Padrão Padrão

  3. No navegador ou na janela de desenho, selecione um ou mais componentes a serem padronizados.

  4. Para especificar um eixo, um número, uma orientação e um posicionamento, clique na guia Circular:

    • Clique em uma aresta, eixo de trabalho, face cilíndrica, linha de esboço ou expanda o menu desdobrável e selecione um eixo de origem para indicar o eixo de rotação. Clique em Girar para alterar a direção do eixo, se necessário. Clique em Plano médio para criar um padrão em duas direções a partir do componente selecionado.

    • Insira a contagem (número de operações) para o arco ou círculo e o espaçamento angular.

    • Selecione a orientação do padrão:

      • Selecione Rotacional se quiser que a orientação do corpo ou do conjunto de recursos mude à medida que ele se move em torno do eixo.

      • Selecione Fixo se quiser que a orientação do corpo ou do conjunto de recursos seja idêntica à seleção principal à medida que ele se move em torno do eixo.

        Você pode selecionar Ponto base e, depois, um vértice ou ponto para redefinir o ponto base padrão Fixo.

    • Selecione o método de posicionamento:

      • Incremental. Define o espaçamento entre operações. Especifique o número de ocorrências do padrão, bem como o ângulo. A área total ocupada pelo padrão é calculada.
      • Ajustado. Usa o ângulo para definir a área total coberta pelas operações padronizadas. Especifique o número de ocorrências e o ângulo total. É calculado o espaçamento entre ocorrências. Se o projeto puder ser alterado, utilize o método de posicionamento ajustado, pois o espaçamento das ocorrências é atualizado de acordo com a intenção do projeto.

      Aplique relações de montagem para inserir componentes individuais, conforme necessário.

  5. Para associar padrões de componente a padrões de operação, clique na guia Associativo:

    • Clique na seta de seleção. Na janela de desenho, selecione uma ocorrência de uma operação em um padrão.

      Componentes são padronizados em relação à inserção e espaçamento do padrão da operação. Modificações feitas ao padrão de operação atualizam automaticamente o número e o espaçamento dos componentes em um padrão de montagem. Relações associadas ao componente padronizado são replicadas e seguidas no padrão de montagem.