A plotagem do lote utilitário permite a plotagem diretamente a partir de um Vault. Utilize a caixa de diálogo do Gerenciador de Plotagem para criar e gerenciar grandes listas de plotagem e enviar qualquer número de trabalhos de plotagem para uma plotadora ou impressora. O progresso dos trabalhos enviados são exibidos utilizando a caixa de diálogo Monitor de Plotagem. Os arquivos CAD, do Microsoft Office, arquivos de texto e qualquer outro tipo de arquivo armazenado no Vault podem ser adicionadas à lista de plotagem. As folhas individuais dos formatos de arquivos suportam folhas que podem ser adicionadas à lista.
Saber mais sobre o Comando Plotar e o Gerenciador de Plotagem
O comando Plotar é acessado a partir do menu Arquivo e também está disponível na barra de ferramentas principal. Os arquivos são adicionados à lista de plotagem através da caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem. Qualquer revisão de qualquer arquivo pode ser adicionada à lista. Selecione os arquivos da guia História, a guia Local de Uso, ou a guia Usos para criar uma lista de plotagem.
O Gerenciador de Plotagem permite gerenciar a lista de arquivos para serem plotados. Os arquivos podem ser adicionados à lista de plotagem ou excluídos da lista, o número de cópias para cada arquivo na lista pode ser especificado e um dispositivo de impressão para todos os arquivos na lista de plotagem pode ser selecionado na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem. As folhas individuais dentro dos arquivos que suportam as folhas podem ser excluídas da lista, assim como, permite imprimir somente as folhas necessárias a partir de um arquivo. A configuração da página para cada arquivo também pode ser especificada.
Cada linha na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem representa um arquivo ou folha na lista de plotagem. As listas de plotagem podem ser salvas, assim, é possível criar uma lista de arquivos de plotagem comum, que pode ser aberta e impressa a qualquer momento. A lista de plotagem é organizada segundo as seguintes colunas:
- Tipo de Arquivo: o tipo de arquivo
- Nome do Arquivo: o nome do arquivo
- Revisão: a revisão do arquivo
- Dados de Plotagem: o arquivo que será usado para criar a plotagem
- Nome da Folha: o nome da folha dentro do arquivo. Se o arquivo suporta folhas, qualquer número de folhas do arquivo pode ser adicionado à lista de plotagem. Se mais de uma folha de um arquivo é adicionada à lista de plotagem, o arquivo que contém estas folhas aparece várias vezes.
- Tamanho da Folha: o tamanho real do documento.
- Cópias: indica o número de cópias de cada arquivo ou folha para imprimir
- Dispositivo: indica qual plotagem ou dispositivo de impressão será enviado para qual arquivo ou folha. Os dispositivos disponíveis podem ser selecionados na lista suspensa.
- Configuração da Página: indica se o arquivo será impresso usando a configuração de página padrão para o arquivo usando a configuração de página personalizada
- Tamanho da Plotagem: indica o tamanho de papel para plotagem.
- Escala: o tamanho da plotagem em relação ao tamanho da página
- Localização: a localização para o arquivo dentro do Vault
Nota: A lista de plotagem pode ser classificada por qualquer uma das colunas que permite ordenar os arquivos e folhas pelo tamanho da saída, dispositivo e assim por diante. Clique em um cabeçalho de coluna para classificar a lista com os valores na coluna.
A seção Configuração de Página do Gerenciador de Plotagem permite visualizar o padrão de configuração de página para um arquivo ou criar configurações de página personalizada. O Painel Detalhes exibe uma amostra da folha selecionada usando a configuração da página atual. Se o arquivo selecionado tem um arquivo associado .dwf, a visualização é atualizada de forma dinâmica para refletir as opções de configuração da página. Se não existir nenhum arquivo .dwf, a visualização será uma imagem em miniatura estática.
Plotar em Lote de arquivos a partir de um Vault
- Acessar a caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem usando qualquer um dos seguintes procedimentos:
- Selecione . O Gerenciador de Plotagem é exibido com uma lista de plotagem vazia.
- Clique em Plotar na barra de ferramentas principal.
- Selecione uma pasta ou arquivos da grade principal ou qualquer uma das guias de visualização principal e clique em Plotagem na barra de ferramentas principal. A pasta ou o arquivo são adicionados automaticamente para plotagem.
Nota: A revisão principal é adicionada para plotagem, a não ser que uma revisão específica seja selecionada a partir da História, Usos, ou onde a Guia é usada. Uma revisão específica também pode ser selecionada das Pesquisas.
- Na caixa de diálogo Gerenciamento de Plotagem clique no menu suspenso e, a seguir, selecione Adicionar arquivos, pastas, itens ou folhas relacionadas para adicionar à lista de plotagem.
Atribua um Nome do Trabalho de Plotagem
- Na caixa de diálogo Nome do Trabalho de Plotagem, insira um nome para a lista de plotagem. Por padrão, a lista de plotagem é nomeada com a data e hora atual. O nome plotagem é usado para identificar os trabalhos de plotagem no monitor de plotagem.
Adicionar ou Remover Arquivos e Folhas
Os arquivos e as folhas podem ser adicionadas a uma lista de plotagem ou para uma lista de plotagem vazia.
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, clique em Ações e, em seguida, selecione a origem de adicionar arquivos ou folhas.
Os arquivos e as folhas podem ser excluídos de uma lista de plotagem.
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, selecione uma linha e, a seguir, clique em Excluir.
Por exemplo, se um arquivo que contém .dwg é adicionado as folhas do modelo, ordene a lista de plotagem na folha. Selecione as folhas do Modelo e, a seguir, clique em Excluir para removê-las do trabalho de plotagem.
Nota: Quando uma folha é removida, o arquivo deve ser readicionado à folha.
Ajuste a Ordem da Lista de Plotagem
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, selecione um arquivo ou folha.
- Clique em Mover Acima para mover o arquivo ou folha selecionado na parte superior da lista ou clique em Mover Abaixo para mover o arquivo selecionado ou folha mais para baixo na lista. Os arquivos e as folhas são impressos sequencialmente, começando no topo da lista.
Nota: As folhas podem ser movidas independentemente dos arquivos de sua origem. É possível alterar a ordem de impressão da folha na lista.
Revisar/Personalizar a Configuração da Página para Arquivos e Folhas
Por padrão, a configuração da página associada com cada arquivo é usada para a impressão do arquivo e folhas relacionadas. A configuração da página pode ser personalizada. Se um arquivo não tem nenhuma configuração de página associada a ela, o dispositivo de plotagem padrão é utilizado com a configuração padrão do dispositivo de plotagem.
Rever a configuração da página
- Selecione um arquivo ou folha na lista de plotagem. As configurações de página padrão são exibidas na lista de arquivos. Uma visualização do arquivo ou folha selecionada também é exibida.
Personalizar a configuração de página
Nota: Há potencialmente muitas configurações de impressão para qualquer arquivo. A seção Configuração de Página contém somente configurações comuns.
- Selecione um ou mais arquivos ou folhas da lista de plotagem.
- Selecione uma Configuração de Página do arquivo.
- Selecionar um dispositivo de saída para o arquivo.
- Selecione um tamanho de página do arquivo.
- Selecione uma orientação para a saída impressa.
- Especifique preto e branco, escala de cinza ou em cores.
- Especifique a escala da plotagem.
Se um arquivo .dwf está disponível para o arquivo selecionado, uma visualização real da saída impressa é exibida. Se nenhum arquivo .dwf está disponível, uma miniatura estática do arquivo é exibida.
É possível aplicar um dispositivo de plotagem para ser usado por múltiplas folhas ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível classificar a lista de plotagem por tamanho de folha, selecione todos os arquivos com o mesmo tamanho de folha e, a seguir, especifique o dispositivo de plotagem a ser utilizado para a seleção de arquivos.
Nota: Clique em Detalhes na barra de ferramentas para ocultar a seção Configuração de Página e Detalhes. Ele é exibido por padrão.
Enviar uma Lista de Plotagem
- Uma vez criada uma lista de plotagem, clique em Enviar.
- Se um ou vários arquivos da lista estiverem fora de data, isto é, a versão não é a versão mais recente no Vault, será perguntado se você deseja continuar. Se você deseja atualizar a lista para plotar somente as versões mais recentes, clique em Não e, a seguir, atualize a lista de plotagem. Clique em Sim para plotar a lista de versões de arquivo originalmente selecionada para a lista.
- Você será solicitado para salvar a lista de plotagem atual. Clique em Sim para salvar a lista de plotagem e, em seguida, inicie o processo na lista ou clique em Não para não salvar a lista, mas ainda assim, inicie o processamento da lista.
- Se quaisquer arquivos de dados possuírem arquivos de visualização desatualizados ou propriedades incompatíveis, uma caixa de diálogo é exibida listando tais arquivos de dados e você será solicitado a selecionar se deseja continuar. Recomendamos resolver qualquer arquivo que não estiver compatível.
- Clique em Não para corrigir os arquivos de visualização incompatíveis antes de continuar.
- Clique em Sim para continuar com a operação usando os arquivos de visualização desatualizados e propriedades incompatíveis.
Uma vez submetido, um ícone de plotagem animado é exibido no canto inferior direito da janela, o que indica que a lista de plotagem está sendo processada. Clique no ícone do processamento, e a seguir, selecione Monitoramento de Trabalhos de Plotagem para iniciar a caixa de diálogo Monitoramento de Plotagem.
Salvar uma Lista de Plotagem
Nota: A lista de plotagem é salva na unidade do disco rígido local. As revisões selecionadas dos arquivos e folhas na lista também são armazenadas. Quando uma lista de plotagem salva é aberta e enviada, as revisões do arquivo adicionadas à lista originalmente são impressas.
- Na caixa de diálogo Gerenciador de plotagem, selecione .
- Na caixa de diálogo Salvar Como, especifique um local e nome de arquivo para a lista de plotagem.
Nota: Por padrão, o nome do arquivo é o mesmo que o Nome do Trabalho de Plotagem.
- Clique em Salvar. A lista de plotagem é salva como um arquivo .xml.
Abrir uma Lista de Plotagem
- Selecione Arquivo > Plotar ou clique em Plotagem na barra de ferramentas principal. Se nenhum arquivo foi previamente selecionado, o Gerenciador de plotagem é exibida uma caixa de diálogo com uma lista de plotagem vazia. Se o arquivo foi selecionado quando o Gerenciador de Plotagem foi iniciado, que é exibido na lista de plotagem.
- Na caixa de diálogo do Gerenciador de plotagem, selecione .
- Na caixa de diálogo Abrir, selecione uma lista de plotagem salva para abrir e, a seguir, clique em Abrir.
Nota: a abertura de uma lista de plotagem substitui os arquivos na lista de plotagem atual. Plotar uma lista de versões salvas plotará as revisões das versões dos arquivos e folhas que foram adicionados à lista original. Para atualizar as revisões das versões mais recentes, clique em Atualizar.
Atualizar a Lista de Plotagem
Quando uma lista de plotagem salva anteriormente é aberta, ela imprime todos os mesmos arquivos e revisões originalmente capturados na lista. O comando Atualizar detecta quando uma lista contém uma ou mais versões mais antigas das revisões selecionadas e, a seguir, obtém a versão mais recente de todos os arquivos da lista. Também determina se o arquivo de visualização precisa ser atualizado.
- Na barra de ferramentas, clique em Atualizar.
Nota: Qualquer folha explicitamente excluída pelo usuário permanece excluída. Se novas folhas foram adicionadas aos arquivos na lista, as folhas são adicionadas, assim como excluídas.
Crie uma Nova Lista de Plotagem
Uma nova lista de plotagem pode ser iniciada a partir da caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem.
- Selecione . Será solicitado que você salve a lista atual. Clique em Sim para salvar a lista atual antes de iniciar uma nova lista, ou clique em Não para descartar as alterações à lista atual e inicie uma nova lista.
Visualize a Origem dos Dados para a Lista de Plotagem
A caixa de diálogo origem de dados permite que o usuário visualize quais objetos de origem foram responsáveis para adicionar arquivos à lista de plotagem.
- Selecione .
A caixa de diálogo Origem dos Dados exibe os arquivos como subordinados para os objetos responsáveis por adicioná-los à lista. As possíveis causas para um arquivo ser adicionado na lista de plotagem são:
- Uma montagem foi selecionada a plotagem e os arquivos são um membro da montagem.
- Uma pasta foi adicionada a plotagem e os arquivos estão contidos na pasta.
- O próprio arquivo foi selecionado para a plotagem.
- Clique em Adicionar e selecione outros arquivos, pastas ou montagens como origens.
- Clique em Remover para excluir um arquivo da lista de plotagem. Se você selecionar um nó principal e clicar em Remover, então a origem e os arquivos que considera como origem serão removidos da lista de plotagem.
- Clique em OK para salvar as alterações e fechar a caixa de diálogo.
Especifique as Opções do Trabalho de Plotagem
As opções que afetam todo o trabalho de plotagem podem ser configuradas ao utilizar a caixa de diálogo Opções de Plotagem disponíveis no menu Editar na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem.
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, selecione Editar > Opções
- Na caixa de diálogo Opções de Plotagem, a caixa de verificação Arquivos de Visualização Usando Plotagem é ativada pelo padrão. Quando esta caixa de verificação for ativada, os arquivos de visualização (.dwf ou .dwfx) são criados quando os arquivos CAD são verificados dentro do Vault, são enviados para o dispositivo especificado, ao invés dos dados do CAD nativo. Isso reduz consideravelmente o tempo de processamento do trabalho de plotagem. Se nenhum arquivo de visualização existir, o arquivo CAD nativo é utilizado. Se os arquivos de visualização estiverem disponíveis, o aplicativo CAD nativo não é necessário para o processamento dos arquivos, o que significa que uma licença do CAD não é necessária para imprimir.
- Ative a caixa de verificação de registro de plotagem Incluir para adicionar um registro de informação configurável para a saída plotada. Clique em Configuração para especificar as configurações do registro de plotagem.
-
Uma marca d'água personalizada pode ser adicionada ao plano de fundo de toda plotagem. Selecione uma destas opções:
- Selecione uma propriedade a partir da qual se extrai o texto para a marca d'água da propriedade com base na marca d'água a partir da lista suspensa. Clique em Configurar para especificar as opções de marca d'água.
- Selecione Marca d'Água Personalizada e, a seguir, insira o texto para utilizar a marca d'água. A marca d'água pode consistir de até 256 caracteres alfanuméricos. Clique em Configurar para especificar as opções de marca d'água.
- Clique em OK.
Especifique Opções da Marca de Plotagem
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, selecione Editar ► Opções.
- Ative a caixa de verificação do registro de plotagem Incluir para adicionar um registro de informação configurável para a saída plotada. Clique em Configuração para especificar as configurações do registro de plotagem.
- Na caixa de diálogo Configurações da Marca de Plotagem, selecione os campos do registro para incluir:
- Na lista suspensa, especifique a localização para o marcador de plotagem:
- Superior Direito (padrão)
- Superior esquerdo
- Inferior direito
- Inferior esquerdo
- Na lista suspensa, selecione a localização para o marcador de plotagem:
- Vertical (padrão)
- Horizontal
- Na lista suspensa, selecione uma fonte para o marcador.
- Na lista suspensa, selecione a cor do marcador.
- Três tamanhos disponíveis: pequeno, médio ou grande. Na lista suspensa, selecione um tamanho para o marcador.
- Clique em OK.
Especifique as Opções da Marca d'Água de Plotagem
A marca d'água aparece em todas as folhas na lista.
- Na caixa de diálogo Gerenciador de Plotagem, selecione Editar ► Opções.
- Selecione a Marca d'Água Personalizada e, a seguir, insira o texto a ser utilizado para a marca d'água. A marca d'água pode consistir de até 256 caracteres alfanuméricos.
- Clique em Configurar.
- Na caixa de diálogo Configurações da Marca d'Água Personalizada, selecione uma localização para a marca d'água, ou no centro da página ou na borda do desenho.
- Selecione uma orientação para a marca d'água na página, diagonal ou horizontal. Se a borda é selecionada como a localização da marca d'água, a orientação da marca d'água é automaticamente definida como horizontal.
- Na lista suspensa, selecione uma fonte para a marca d'água.
- Na lista suspensa, selecione uma cor para a marca d'água.
- Três tamanhos de marca d'água: pequeno, médio ou grande. Na lista suspensa, selecione um tamanho para a marca d'água.
- Clique em OK.
Monitorar Trabalhos de Plotagem
A caixa de diálogo Monitorar rastreia o processamento das folhas antes que elas sejam enviadas para o dispositivo. A lista exibe a ordem das folhas no trabalho de plotagem e rastreia o andamento de cada folha. Ao usar a caixa de diálogo Monitorar Plotagem, é possível pausar, parar ou continuar processando os trabalho de plotagem. Uma vez que os arquivos foram enviados para uma impressora ou o dispositivo de plotagem, use o gerenciador de impressão do Windows para rastrear o status de saída.
Cada linha no Gerenciador de Plotagem representa um arquivo ou folha na lista de plotagem enviado usando o Gerenciador de Plotagem. Se várias tarefas de plotagem foram enviadas, os arquivos e folhas para cada trabalho são agrupados pelo nome de trabalho. A folha que está sendo processada é destacada com uma borda verde. Um arquivo ou folha que não foi impresso é exibido em texto vermelho.
A lista é organizada segundo as seguintes colunas:
- Nome do Arquivo: o nome do arquivo
- Nome da Folha: o nome da folha dentro do arquivo. Se o arquivo suporta folhas, qualquer número de folhas do arquivo pode ser adicionado à lista de plotagem. Se mais de uma folha de um arquivo é adicionada à lista de plotagem, o arquivo que contém as folhas aparece várias vezes.
- Status: o status atual de cada arquivo ou folha:
- - (traço): o arquivo está aguardando ser processado
- Processando: o arquivo está sendo preparado para plotagem. Uma vez que o arquivo é processado, ele é enviado para o dispositivo de impressão especificado.
- Enviado para o dispositivo: o arquivo foi enviado para o dispositivo especificado para ser impresso ou plotado.
- Erro: ocorreu um erro no processamento do arquivo ou ao enviar o arquivo para o dispositivo de impressão. O texto para a linha com o erro se torna vermelho e a coluna Detalhes exibe as específicas do erro.
- Cópias: indica quantas cópias de cada arquivo ou folha foram enviadas para imprimir
- Dispositivo: indica qual plotagem ou o dispositivo de impressão foi enviado para qual arquivo ou folha.
- Tempo Decorrido: indica quanto tempo o processamento levou para um determinado arquivo ou folha.
- Detalhes: indica quando o arquivo ou folha foi enviado para o dispositivo de impressão atribuído. Se há um erro ao processar o arquivo ou folha, a coluna Detalhes indica o erro.
Monitorar Trabalhos de Plotagem
Uma vez que a lista de plotagem é enviada a partir do Gerenciador de Plotagem, um ícone de plotagem animado é exibido no canto inferior direito da janela, o que indica que a lista de plotagem está sendo processada.
- Clique no ícone de processamento, e a seguir, selecione Monitorar Trabalhos de Plotagem para iniciar a caixa de diálogos Monitorar Plotagem.
A caixa de diálogos Monitorar Plotagem rastreia o processamento das folhas antes que elas sejam enviadas para o dispositivo. A lista de plotagem exibe a ordem das folhas no trabalho de plotagem e rastreia o progresso e status de cada folha. A lista de plotagem exibe a ordem das folhas no trabalho de plotagem e rastreia o progresso e status de cada folha. Ao usar a caixa de diálogo Monitorar Plotagem, é possível pausar, parar ou continuar processando os trabalhos de plotagem. Uma vez que os arquivos foram enviados para uma impressora ou dispositivo de plotagem, use o gerenciador de impressão do Windows para acompanhar o status de saída.
Parar, Pausar e Reiniciar Trabalhos de Plotagem
- Uma vez enviados, a única forma para cancelar um trabalho de plotagem é usar a caixa de diálogos Monitorar Plotagem. Clique em Parar para cancelar permanentemente os trabalhos de plotagem. O arquivo que está sendo processado atualmente é concluído antes do trabalho de plotagem ser cancelado. Se mais de um trabalho de plotagem em lote for enviado, você é solicitado a selecionar o trabalho que está sendo processado ou todas os trabalhos de plotagem.
Nota: Uma vez parado, um trabalho de plotagem em lote não pode ser reiniciado. Para processar uma lista de plotagem que foi interrompida, a lista de plotagem deve ser reenviada da caixa de diálogos Gerenciador de Plotagem.
- Clique em Pausar para manter temporariamente os trabalhos de plotagem. O arquivo que está sendo processado atualmente é concluído antes de pausar o trabalho. A próxima folha na lista é exibida com uma seta vermelha piscante e para indicar que o trabalho está pausado. Os trabalhos que estão pausados podem ser reiniciados. É possível pausar o processo para verificar o status de um dispositivo de impressão ou de plotagem antes que as folhas sejam enviadas para os mesmos, ou para liberar temporariamente os recursos do computador.
- Clique em Iniciar para continuar o processamento de um trabalho de plotagem em lote que foi interrompido. Recolher o processamento onde foi deixado quando o trabalho foi interrompido.
Exportar a Lista Monitoramento de Plotagem
A lista de arquivos e folhas e seu status atual exibido no Monitoramento de Plotagem pode ser exportada para um número de diferentes formatos de arquivo. Isso permite que você rapidamente crie relatórios de plotagem.
- Selecione .
- Na caixa de diálogo Salvar Como, especifique uma localização e um nome para o arquivo exportado.
- A partir da lista suspensa Salvar Como, selecione o tipo de arquivo para exportar a lista como:
- Folha de Cálculo do Excel (.xls)
- arquivo HTML (.html)
- Arquivo de Texto (.txt)
- Arquivo XML (.xml)
- Clique em Salvar.