Gerenciar as propriedades definidas pelo usuário

Quando é feito o check-in dos arquivos no Vault, somente as propriedades definidas como ativas são automaticamente extraídas e indexadas por padrão. Todas as propriedades extraídas sendo rastreadas pelo Vault podem ser gerenciadas na caixa de diálogo Definições de propriedade. A caixa de diálogo Definições de propriedade lista:

Nome da propriedade

O nome da propriedade como aparece na interface. O administrador do Vault pode editar o nome de exibição.

Tipo de dados

O tipo de dados representado pela propriedade. Os tipos de dados são: texto, número, data e operadores booleanos.

Uso

Indica o número de arquivos que utilizam no momento a propriedade. Use esta informação para determinar as propriedades mais utilizadas e decidir quais podem ser removidas do Vault.

Estado

Indica se a propriedade está ou não ativada para indexar e visível para o usuário.

  • Ativada Se a propriedade estiver definida como Ativada, é indexa e é extraída de arquivos quando estes são adicionados ou se lhes faz check-in no Vault.
  • Desativada Se a propriedade estiver definida como Desativada, não é indexada nem extraída dos arquivos se são adicionados ou se lhes faz check-in no Vault. Os administradores podem remover as propriedades indesejada marcando-as como Desativada.
Associações Lista a classe de entidade que pode utilizar a propriedade. As classes são arquivos, pastas, itens, objetos personalizados e pedidos de alteração.
Categorias de arquivo Se a propriedade está associada com uma categoria de arquivo, é exibido o nome da categoria. Os valores da categoria irão sobrepor os valores da propriedade se a propriedade Sobrepor atributo estiver ativada.
Categorias de item Se a propriedade está associada com uma categoria de item, é exibido o nome da categoria. Os valores da categoria irão sobrepor os valores da propriedade se a propriedade Sobrepor atributo estiver ativada.

Categorias de Pastas

Se a propriedade estiver associada com uma categoria de pasta, o nome da categoria é exibido. Os valores da categoria substituem os valores da propriedade se o atributo substituir propriedade estiver ativado.

Categorias de Objetos Personalizados

Se a propriedade estiver associada com uma categoria de arquivo, o nome da categoria é exibido. Os valores da categoria substituem os valores da propriedade se o atributo substituir propriedade estiver ativado.

Pesquisa básica Determina se uma propriedade de sequência deve ser incluída na pesquisa ao usar o recurso de pesquisa básica. Os possíveis valores são:
  • Pesquisada: a propriedade é incluída na pesquisa básica.
  • Não pesquisada: a propriedade é excluída da pesquisa básica.
  • Não permitido: a propriedade não é um valor de sequência e, portanto, não pode ser incluída na pesquisa básica.

Importante: Quando uma nova propriedade definida pelo usuário é criada, ela não precisa estar associada com nenhuma categoria. No entanto, mesmo se a propriedade estiver associada com uma entidade (arquivo, pasta, objeto personalizado, pedido de alteração ou item) e se ela não estiver associada com nenhuma das categorias, não aparecerá na grade propriedades para tal entidade.

Ao migrar um banco de dados de Vault existente, todas as propriedades existentes definidas como Ativada são migradas. No entanto, qualquer propriedade nova é definida como Desativada. Para melhorar o desempenho da indexação, as propriedades sem mapeamentos não são criados a não ser que especificado pelo administrador.

Renomeando

O nome de exibição de uma propriedade pode ser editado para que seja mais descritivo. Tanto os nomes definidos pelo sistema como os nomes definidos pelo usuário podem ser alterados selecionando Editar na caixa de diálogo Definições da propriedade.

Alterando o estado

O estado da propriedade determina se ela é incluída no índice do Vault ou não.

Especifique as propriedades que deseja incluir no Vault ao definir o estado como Ativada. Marcar as propriedades como Ativada permite aos administradores remover do Vault propriedades que não são utilizadas. Quando uma propriedade não é utilizada, deixa de estar associada com um arquivo e é removida do índice. Isso torna mais eficaz a pesquisa em general já que há menos propriedades. Você não pode pesquisar por uma propriedade que não está em uso. Não é possível exibir uma propriedade que não é utilizada como coluna em uma grade. Não é possível mapear propriedades para propriedades de arquivo não utilizado. As propriedades que não são utilizadas podem ser reassociadas com arquivos alterando o estado de volta para Ativada e então usando o console do servidor para reindexar as propriedades. Para obter mais informações sobre a reindexação, consulte a Ajuda do Autodesk Server Console.

Nota: Quando é alterado o estado das propriedades, é preciso reindexar o Vault usando o console do servidor. Para obter mais informações sobre a reindexação de um Vault, consulte a Ajuda do Autodesk Server Console.

Examinando a contagem de utilização

A contagem da utilização de uma propriedade indica a prioridade da propriedade no Vault. O número que aparece na coluna Utilização corresponde ao número de arquivos aos quais está associada a propriedade. Quando uma propriedade está definida como Desativada, a contagem de utilização é definida como 0.

Para visualizar a contagem de utilização de uma propriedade, selecione os botões Obter contagens de utilização na caixa de diálogo Definições da propriedade.

Especificando as propriedades pesquisáveis

A configuração Pesquisa básica da propriedade determina se uma propriedade de arquivo estará disponível ou não para a pesquisa ao executar uma pesquisa básica. A configuração Pesquisa básica é aplicada somente às pesquisas básicas e não às pesquisas que utilizam o construtor de consultas ou a caixa de diálogo Localizar. Somente as propriedades de arquivo de tipo de sequência podem ser definidas como Pesquisadas.

As propriedades de arquivo de tipo de sequência que são definidas como Pesquisadas estão disponíveis para a pesquisa básica. As propriedades que estão definidas como Não pesquisadas, no momento não estão disponíveis para a pesquisa básica. Ao definir as propriedades de arquivo que não utilizado como Não pesquisadas, poderá aumentar o desempenho da pesquisa. As propriedades definidas como Não permitida não são do tipo sequências e não estão disponíveis para a pesquisa básica. A propriedade definida como Não permitida pode ser alterada para qualquer outra definição.

Quando o estado de uma propriedade é definido como Desativada, a definição da pesquisa básica é automaticamente definida como Não pesquisada. Se essa propriedade é depois definida como Ativada, a definição da pesquisa básica continua como Não pesquisada. Para que a propriedade esteja disponível para pesquisa básica, o administrador deve defini-la manualmente como Pesquisa realizada.

Nota: As propriedades de tipo sequência e de ordem de alteração e item são definidas como Pesquisada e são sempre incluídas na pesquisa básica.

Gerenciar as Propriedades definidas pelo usuário

  1. Selecione Ferramentas Administração Configurações do Vault.
  2. Na caixa de diálogo Configurações do Vault, clique na guia Comportamentos.
  3. Na seção Propriedades, clique em Propriedades.
  4. Você pode:
    • Clique em Novo para criar uma propriedade definida pelo usuário.
    • Selecione uma propriedade e, a seguir, clique em Editar para modificar a definição da propriedade.
    • Selecione uma propriedade definida pelo usuário e, a seguir, clique em Excluir para remover a propriedade definida pelo usuário.
  5. Clique na guia Configurações para as configurações da propriedade selecionada. As configurações que são exibidas na guia dependerão do tipo de propriedade selecionada.

Criar uma Propriedade definida pelo usuário

Crie novas propriedades definidas pelo usuário para ajudar a personalizar o mapeamento de propriedade e as preferências de gravação. Você deve ter acesso de administrador para executar estas tarefas.

  1. Clique em Ferramentas Administração Configurações do Vault.
  2. Na guia Comportamentos da caixa de diálogo Configurações do Vault, clique em Propriedades.
  3. Na caixa de diálogo Definições de propriedade, clique em Nova.
  4. Na caixa de diálogo Nova propriedade, insira um nome.
  5. Na lista Tipo, selecione o tipo de propriedade.
  6. Atribua a propriedade definida pelo usuário à uma ou mais categorias usando as caixas de seleção na lista suspensa Associações. As categorias podem ser preselecionadas nesta lista com base no filtro previamente selecionado na caixa de diálogo Definições de propriedade. É possível selecionar ou apagar categorias segundo seja necessário.

    Quando é criada uma propriedade definida pelo usuário, ela não tem que estar associada à nenhuma categoria. No entanto, se uma nova Propriedade definida pelo usuário não estiver associada a nenhuma das categorias, ela não aparecerá na grade Propriedades para tal arquivo, item ou pedido de alteração.

    Importante: Uma propriedade apenas aparecerá com uma entidade (arquivo, pasta, objeto personalizado, item, pedido de alteração) quando a propriedade estiver tanto na mesma categoria quanto associada manualmente. Para associar, manualmente, uma propriedade a uma categoria, consulte o comando Adicionar ou remover propriedade.

Na guia Configurações, algumas configurações de propriedades são preenchidas com os valores definidos pelas entradas Nome e Tipo das etapas anteriores.

Definição dos valores da lista

Na guia Configurações, selecione a linha Valor inicial. Dependendo do tipo da propriedade, a célula da direita se torna um campo modificável, uma lista suspensa com valores existentes ou uma lista suspensa com valores que pode ser adicionados.

  1. Execute uma das seguintes tarefas:
    • Se a propriedade é de tipo texto, insira um valor e prossiga para a última etapa.
    • Se a propriedade é de tipo booleano ou data, selecione o valor da propriedade e prossiga para última etapa.
    • Se o campo é uma lista suspensa na que é possível criar valores, clique em (...) e prossiga para a próxima etapa.
  2. Na caixa de diálogo Propriedades da lista, clique em Valores da lista e insira um nome para o novo valor. Continue adicionando valores para completar a lista.
  3. Execute qualquer das seguintes ações:
    • Selecione um valor na lista e, a seguir, selecione Definir como padrão. Se você não seleciona um valor padrão da lista, o último valor inserido será o valor padrão.
    • Clique em Adicionar, deixe o Valor em branco e, a seguir, clique em Definir como padrão para iniciar a lista com um valor em branco. O usuário também tem a opção de não selecionar nada da lista.
    • Insira um novo valor em qualquer parte da lista. Selecione um valor e, a seguir, clique em Adicionar para inserir uma linha de valor em branco acima do valor selecionado. Insira um nome para o valor.
    • Insira um novo valor em qualquer parte da lista. Selecione um valor e clique em Adicionar para inserir uma linha de valor em branco acima do valor selecionado. Insira um nome para o valor.
    • Selecione um valor e clique em Remover para remover o valor da lista.
    • Selecione um valor e clique em Mover acima ou em Mover abaixo como necessário para organizar a ordem dos valores na lista.
  4. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades da lista e voltar para a caixa de diálogo Nova propriedade.
  5. Clique em OK na caixa de diálogo Nova (propriedade).
Nota: Uma vez criada uma definição de propriedade, o nome e o tipo de dados não podem ser modificados.

Adicionar ou remover uma propriedade definida pelo usuário

Uma propriedade definida pelo usuário (UDP) pode ser adicionada ou removida de um arquivo, de uma pasta ou de um item. Você deve dispor de acesso de administrador para executar estas tarefas. As etapas a seguir se aplicam a todos os três tipos de entidade.

Adição ou remoção de uma propriedade

  1. Selecione um ou mais arquivos, pastas, objetos personalizados, pedidos de alteração ou itens.
    Nota: O comando Adicionar ou remover propriedade fica disponível somente em uma entidade de cada vez. O item de menu não estará disponível se forem selecionados mais de um tipo de entidade em uma seleção.
  2. Clique em Ações Adicionar ou Remover Propriedade.
  3. Na caixa de diálogo Adicionar ou remover propriedade, selecione a propriedade na lista Propriedades.
  4. No valor Ação da propriedade, selecione Adicionar ou Remover da lista suspensa.
    • Adicionar. A propriedade é adicionada ao objeto selecionado utilizando o valor padrão. Se a propriedade já está atribuída à um objeto selecionado, nenhuma ação é executada.
    • Remover . A propriedade é removida dos objetos selecionados. Se a propriedade não está atribuída a nenhum objeto selecionado, nenhuma ação é executada.
  5. Clique em OK.
Nota: Se é atribuída uma propriedade por meio de uma categoria, ela não pode ser removida de um arquivo. Remover a associação com a categoria irá permitir novamente a operação de remoção.
Nota: Se qualquer restrição ocorrer com um arquivo selecionado, a propriedade não é nem adicionada nem removida e uma mensagem de erro é exibida.

Excluir uma propriedade definida pelo usuário

Uma propriedade definida pelo usuário (UDP) somente pode ser excluída se ele não estiver associada com uma categoria e não estiver sendo utilizada por nenhum objeto do Vault (p. ex., arquivo, pasta, item, pedido de alteração ou objeto personalizado). Você dispor de acesso de administrador para executar estas tarefas.

  1. Clique em Ferramentas Administração Configurações do Vault.
  2. Na guia Comportamentos da caixa de diálogo Configurações do Vault, clique em Propriedades.
  3. Na caixa de diálogo Definições da propriedades, selecione a definição da propriedade na lista Nome da propriedade e, a seguir, clique em Excluir.
  4. Na caixa de diálogo Advertência de exclusão da definição de propriedade, clique em Sim.

    Se a propriedade não pode ser excluída devido a restrições, aparece a caixa de diálogo Erro na exclusão da definição da propriedade.

  5. Clique em Visualizar impressão para criar um documento do relatório de erro que pode ser impresso, exportado ou distribuído através de correio eletrônico.