Sobre como projetar caixas de diálogo (DCL)
Com a linguagem DCL (Dialog Control Language), é possível criar caixas de diálogo para uso com programas LISP/AutoLISP.
As caixas de diálogo são definidas por arquivos ASCII escritos na linguagem DCL (dialog control language) e requerem algum planejamento para assegurar que elas tenham aparência e comportamento semelhantes a outras caixas de diálogo usadas pelo sistema operacional e pelo AutoCAD. Os quadros ou controles que você escolhe usar e seu layout em uma caixa de diálogo devem ser fluidos e intuitivos.
Considere as seguintes diretrizes durante a criação das caixas de diálogo:
- Uma caixa de diálogo nunca deve parecer confusa, pois torna um projeto ineficaz e difícil de usar. Aproveite o espaço em branco para espaçar os controles uns dos outros.
- Os usuários frequentemente olham para uma caixa de diálogo do canto superior esquerdo para o canto inferior direito, portanto, colocar os quadros mais comumente usados nessas áreas torna o projeto mais eficaz.
- Organize as seções da caixa de diálogo de forma lógica em linhas ou colunas para que os usuários possam examiná-las da esquerda para a direita ou de cima para baixo.
- Alinhe os campos de entrada relacionados (como caixas de edição ou caixas de listagem) tanto verticalmente quanto horizontalmente, de modo que quando os usuários alternarem os campos pressionando Tab, o cursor se moverá em uma linha reta e ortogonal.
- Se houver uma ordem natural para inserir dados, como X, Y e Z de coordenadas, ordene os campos da mesma forma. Alinhe as áreas de caixa na verticalmente e na horizontal. Não deixe muitos espaços em branco ao redor ou entre as áreas de caixa. Estenda sua largura para a direita, se necessário.
- As caixas de diálogo de aninhamento podem ser úteis para ocultar as opções usadas com menos frequência do usuário, mas evite ir a níveis de aninhamento muito profundos. Quando uma caixa de diálogo aninhada é chamada, o usuário deve retornar para a caixa de diálogo de chamada.
- As caixas de diálogo de um aplicativo devem ser consistentes internamente e consistentes com os aplicativos relacionados. Uma caixa de diálogo familiar será mais fácil de entender se seu projeto for consistente com outras caixas de diálogo no aplicativo, aplicativos relacionados ou no sistema hospedeiro.
- Use as definições padrão para os controles da caixa de diálogo. Isso reduz seu trabalho, contribui para a consistência e facilita o aprendizado e o uso das caixas de diálogo pelos usuários.
- Forneça padrões razoáveis para todas as entradas e opções. Padrões bem escolhidos podem ajudar os usuários a concluir uma caixa de diálogo de forma rápida e fácil. É recomendável atualizar os valores padrão, ou seja, salvar as configurações anteriores do usuário e as usar como os novos padrões, cada vez que a caixa de diálogo é usada.
- Você deve fornecer uma instalação da Ajuda. É recomendado que a caixa de diálogo principal do aplicativo tenha um botão Ajuda que exiba um arquivo de tópicos básicos que descreve como usar as opções da caixa de diálogo. Na maioria dos casos, o botão Ajuda deve chamar a instalação da Ajuda usando a função de ajuda.
Para obter mais informações sobre a personalização em produtos baseados no AutoCAD, consulte a personalização do AutoCAD e a ajuda do AutoLISP.
Para obter uma lista dos atributos disponíveis no AutoCAD, consulte a Referência de atributos predefinidos dos quadros (DCL).
Os seguintes atributos predefinidos suportados pelo AutoCAD não estão disponíveis no AutoCAD Web:
- allow_accept
- big_increment
- edit_limit
- fixed_width_font
- initial_focus
- is_tab_stop
- mnemonic
- tab_truncate