Para maximizar o número de licenças disponíveis, saiba quais opções estão disponíveis e o que elas fazem.
As opções incluem a combinação de licenças para diversos produtos, a concessão de licenças, o uso de arquivos de licença de pacote, a modificação das atribuições de licenças e a criação de arquivos de opções. Também há ferramentas, como o LMTOOLS e o Analisador de arquivo de licença, para ajudá-lo a realizar essas tarefas.
Embora a Autodesk Account permita gerar um arquivo de licença que consolida as licenças de rede de todos os produtos, também é possível combinar as licenças de rede manualmente. Certifique-se de seguir as instruções para combinar os arquivos de licença.
É possível conceder licenças de rede para alguns produtos da Autodesk. A concessão significa remover temporariamente a licença da rede para utilizá-la em um computador offline. É possível especificar quando o período de concessão começa e termina, mas está limitado a seis meses ou ao termo de sua assinatura, o que for menor. Apesar de não ser necessário um arquivo de opções, você poderá ter mais controle sobre a concessão através das entradas do arquivo de opções.
Embora um arquivo de opções não seja necessário para o gerenciamento básico das licenças de rede, ele pode ser útil para o seguinte:
O Gerenciador de licenças de rede (NLM) usa o modo em cascata, no qual o NLM alterna ou substitui automaticamente as licenças de acordo com uma hierarquia de classificação. O NLM usa licenças de classificação mais baixa sempre que possível. Ele usa licenças de classificação mais alta somente quando necessário. Por exemplo, elas são necessárias quando um usuário está executando dois ou mais produtos do pacote ou quando todas as licenças de classificação mais baixa estão em uso. Durante esse processo, o NLM analisa o uso das licenças a cada dois minutos. Enquanto analisa, ele redistribui as licenças entre os usuários e recupera as licenças que não foram usadas durante o período de tempo limite permitido.
As licenças de produto são consumidas nesta ordem:
Se você tiver várias versões de um produto da Autodesk e tiver comprado uma assinatura ou plano de manutenção multiusuário, será possível obter um arquivo de pacote. Os arquivos de pacote contêm um conjunto de licenças para cinco versões do mesmo produto, como o AutoCAD 2015 a 2019. A execução de uma instância de quaisquer destas versões utiliza uma licença no pacote.
Para alterar uma atribuição de licença de rede, atualize a imagem administrativa no servidor utilizado para a implantação.
O NLM inclui o utilitário LMTOOLS (somente Windows) para monitorar o status das licenças, redefinir licenças perdidas durante uma falha do sistema, solucionar problemas de servidores de licenças e atualizar arquivos de licença existentes. Para obter informações completas sobre essas ferramentas, consulte o Guia de Administração de Licenças, instalado com o NLM.
Quando você inicia a versão de rede de um produto da Autodesk, uma solicitação de licença é feita para o Network License Manager (NLM). O NLM controla as licenças que são emitidas e gerencia as solicitações de licença por meio de códigos de recursos. Qualquer versão de rede de um produto Autodesk tem um determinado código de recurso.
Há três tipos de códigos de recurso: específico do produto em um plano de manutenção, específico do produto em uma assinatura com acesso multiusuário e específico da versão do produto. Por exemplo:
No exemplo, os dois primeiros códigos de recursos não serão alterados de uma versão para outra. 64300ACD sempre indicará o AutoCAD. No entanto, o terceiro código de recurso será exclusivo para cada nova versão do produto.
Como o NLM administra licenças para centenas de produtos e versões da Autodesk, cada produto precisa de identificadores exclusivos. Os códigos de recursos dos produtos Autodesk aparecem nos arquivos de licença, arquivos de registro de depuração, arquivos de opções, artigos de suporte, entre outros. O exemplo a seguir mostra um código de recurso em uma entrada de arquivo de registro:
11:00:04 (adskflex) OUT: "87084ACD_2019_0F" user@hostname
Ao criar um arquivo de opções para gerenciar o uso da licença de rede, é necessário conhecer o código de recurso de cada produto. Com cada nova versão anual, a Autodesk publica uma lista de códigos de recursos de produtos do ano.
É possível utilizar o Analisador de arquivo de licença da Autodesk para visualizar os códigos de recursos. O Analisador de arquivo de licença Autodesk é uma ferramenta on-line que lê o conteúdo da licença de produto e exibe os detalhes em uma tabela. Essa ferramenta é útil quando você cria um arquivo de opções, porque é possível identificar rapidamente os valores dos parâmetros necessários no arquivo de opções. Consulte as instruções para acessar e usar o Analisador de arquivo de licença.