| Público | Administrador |
O Gerenciador de licenças de rede (NLM) é executado em um ou mais servidores na sua rede para controlar a distribuição de licenças a partir das que estão disponíveis. Quando um usuário inicia um produto, o NLM solicita uma licença do servidor de licenças. Se uma licença estiver disponível, o NLM a atribuirá ao usuário que a solicitou. Essa licença atribuída é subtraída do número de licenças disponíveis no servidor de licenças. Quando o usuário sai do produto, o NLM torna a licença disponível novamente. Esses três componentes NLM gerenciam a distribuição e a disponibilidade de licenças:
Cascata
O NLM utiliza um processo chamado cascata, no qual o NLM alterna ou substitui automaticamente as licenças de acordo com uma hierarquia de classificação. As licenças de classificação mais baixa são usadas sempre que possível. As licenças de classificação mais alta são usadas somente quando necessário. Por exemplo, elas são necessárias quando um usuário está executando dois ou mais produtos do pacote ou quando todas as licenças de classificação mais baixa estão em uso. Durante esse processo, o NLM analisa o uso das licenças a cada dois minutos. Enquanto analisa, ele redistribui as licenças entre os usuários e recupera as licenças que não foram usadas durante o período de tempo limite permitido.
As licenças são consumidas nesta ordem:
A cascata de licenças é mais eficaz em um grupo grande de usuários quando o NLM possui um conjunto de tipos diferentes de licenças disponíveis para distribuição. Por exemplo, suponha que o pool inclui licenças específicas do produto para vários produtos, licenças para coleção por setor e licenças para um pacote. Nesse caso, o NLM dispõe de várias opções para determinar a forma mais eficaz para gerenciar as licenças. Se um usuário executar vários produtos, o NLM poderá atribuir as licenças de produto único à medida que os produtos individuais são iniciados e substituí-las por uma licença de pacote ou de coleção por setor.
É possível desativar a cascata para as versões dos produtos de 2016 e posteriores. Isso pode ser feito ao definir o valor da variável de ambiente ADSK_CASCADING_OVERRIDE como 0 (a configuração de 1 ativa a cascata). Essa configuração se aplica a todos os produtos.
Arquivo de opções
Embora não seja necessário um arquivo de opções, será possível utilizar um para controlar como o NLM gerencia as licenças de rede. O arquivo de opções é um arquivo de texto simples no qual você codifica parâmetros para controlar períodos de tempo limite, a concessão de licenças e outros fatores de distribuição de licenças.