Para trabalhar com um arquivo de opções de licença de rede

Crie um arquivo de opções e use-o para definir um tempo de espera para licenças ou para configurar a concessão de licenças.

Público Administrador

Criar um arquivo de opções

É possível criar arquivos de opções para um ou mais servidores e gerenciar licenças de rede por meio desses arquivos. Você não precisa criar arquivos de opções para todos os servidores. Além disso, é possível configurar diferentes arquivos de opções para diferentes servidores. Se o arquivo de opções definir os recursos do produto para assentos perpétuos ou do plano de manutenção, as configurações também serão aplicadas aos assentos da assinatura multiusuários no arquivo de licença. No entanto, se você definir controles no nível do pacote do produto, adicione códigos de pacote para os assentos multiusuários.

Nota: Para obter informações completas sobre os arquivos de opções, consulte o Gerenciamento do arquivo de opções, no Guia de administração de licenças do FLEXnet Publisher. Você encontrará esse guia na pasta Gerenciador de licenças de rede no ervidor de licenças.

Para ativar um arquivo de opções, salve-o e, em seguida, releia o arquivo de licença.

  1. Abra o Bloco de notas (Windows) ou a Edição de texto (macOS). Insira os comandos e os parâmetros como especificado para o registro de relatórios ou outra função. Essas operações estão documentadas no Guia de Administração de Licenças, instalado com o Gerenciador de licenças de rede (NLM).
  2. Nomeie o documento adskflex.opt e salve-o no mesmo local em que o arquivo de licença de rede foi salvo.
  3. Nota: Certifique-se de salvar o arquivo com a extensão .opt. O NLM não reconhece .txt.
  4. O servidor deverá reler o arquivo de licença.
    • Em um servidor Windows, use o utilitário LMTOOLS instalado com o NLM e selecione Reler arquivo de licença.
    • No servidor macOS ou Linux, inicie a janela Terminal, navegue para a pasta do Autodesk Network License Manager (flexnetserver) e insira a seguinte cadeia de caracteres:
       ./lmutil lmreread -c @hostname-all
      			 
  5. Examine o arquivo de log de depuração para ter certeza de que o arquivo de opções foi lido. Se não tiver sido lido, pare e reinicie o servidor de licenças.

Definir um tempo de espera para licenças

Defina um limite de tempo para a concessão de licenças para evitar que computadores inativos mantenham a licença indefinidamente.

  1. Abra o arquivo de opções em um editor de texto e insira um dos seguintes comandos em uma linha separada:
    • TIMEOUT feature_code n
      Aqui, feature_code é o nome do produto e n é o número de segundos de inatividade antes que o servidor retome a licença. Por exemplo, TIMEOUT 66800REVIT_F 7200 significa que o tempo limite da licença do Revit está definido como 7.200 segundos (ou duas horas).
    • TIMEOUTALL n
      Aqui, o tempo limite é para todos os produtos, em que n é o número de segundos antes que o servidor retome um produto inativo da Autodesk.

Configurar a concessão de licenças

É possível permitir a concessão de licenças sem usar um arquivo de opções. No entanto, um arquivo de opções fornece maior controle sobre o tempo de concessão da licença.

  1. Abra o arquivo de opções no Bloco de notas ou no TextEdit e insira o seguinte em uma linha separada:
    BORROW_LOWWATER feature_code n
    Aqui, feature_code especifica o produto e n é o número mínimo de licenças que devem permanecer no servidor. Quando esse número for atingido, não podem ser concedidas mais licenças.
  2. Insira o seguinte na próxima linha:
    MAX_BORROW_HOURS feature_code n
    Aqui, feature_code especifica o produto e n é o número máximo de horas que uma licença pode ser concedida.
  3. Nota: As licenças são concedidas em múltiplos de 24 horas.