Uso de pontos delimitados

Saiba como criar e restringir pontos ao longo de uma superfície de otimização.

Este vídeo demonstra o seguinte:

Transcrição

O objeto Ponto delimitado especifica uma restrição em um determinado ponto ao longo de uma superfície. Insira pontos nos locais do desenho onde é necessário restringir a elevação. Na paleta de ferramentas do objeto de nivelamento, selecione Ponto delimitado.

Selecione os pontos no desenho e pressione Enter para criar os objetos de ponto delimitado. Clique em Otimizar para abrir o Grading Optimization.

No Navegador de objetos de nivelamento, expanda o nó Ponto delimitado. Neste exemplo, definimos a restrição de elevação entre 750 e 800 pés. Durante a otimização, tentaremos cumprir a restrição de elevação resolvendo a declividade da superfície.

Na legenda à direita, o valor 750 pés aparece em verde; portanto, a restrição de elevação foi cumprida.

Para exagerar, definiremos Minimizar terraplanagem como 100%. Isso reduzirá a planificação da inclinação ao valor necessário para manter a elevação. E, mais uma vez, a superfície do ponto delimitado aparece em verde; portanto, a restrição de elevação foi cumprida.

Este é um exemplo exagerado para mostrar como os pontos delimitados funcionam. Quando as configurações globais e as restrições de zona são mais específicas, um ponto pode ser muito alto ou muito baixo para cumprir as restrições de inclinação.

Pontos delimitados também podem ser usados para afetar zonas. Este ponto delimitado foi inserido em uma zona sem nenhuma restrição de inclinação e uma superfície alinhada. A elevação do ponto delimitado tenta alterar a elevação da zona.

É importante não usar pontos delimitados demais, pois isso pode aumentar exponencialmente o tempo de cálculo e afetar o desempenho.

Use pontos delimitados para restringir pontos de elevação de elementos que estão sendo inseridos na superfície otimizada e requerem folgas, como tubulações e estradas.