Saiba como controlar a direção de drenagem em uma zona independente da superfície circundante.
Este vídeo demonstra o seguinte:
No Grading Optimization, também é possível fazer com que os triângulos de superfície se inclinem em uma direção específica para fins de drenagem.
Neste exemplo, substituiremos o padrão de drenagem dos triângulos de superfície que são afetados por duas linhas de drenagem.
Observe como os triângulos de superfície responderão à configuração atual de duas linhas de drenagem. No entanto, queremos que esses triângulos se inclinem em uma direção uniforme. Para isso, inseriremos uma zona que englobe esses triângulos e ativaremos a propriedade Inclinação mínima do dreno.
Veja a seguir uma zona e linhas de drenagem em uma configuração semelhante. Na caixa de diálogo Propriedades da zona, ative Inclinação mínima do dreno. Especifique a Direção da inclinação, que é um ângulo. Neste caso, ela é definida como 240 graus.
Na barra de ferramentas de visualização do Grading Optimization, ative Vetores de direção em Hidrologia e Estrutura de arame em Topologia para observar se os triângulos da zona estão inclinados em uma direção uniforme e no ângulo especificado.
Desative Hidrologia, selecione Curva de nível em Topologia e execute a otimização.
Use a propriedade Inclinação mínima do dreno para criar uma zona que substitua os objetos de drenagem existentes, forçando os triângulos de superfície a se inclinarem em uma direção definida.