Saiba mais sobre o uso de diferentes vistas de violação ao ajustar restrições de inclinação e pesos de objetivos.
Este vídeo demonstra o seguinte:
No Grading Optimization, é importante compreender o conceito de zonas e saber como elas são usadas para nivelar o terreno de forma eficiente.
A caixa de diálogo Opções de otimização fornece configurações globais para nivelamento. Normalmente, as restrições globais correspondem a requisitos ou regulamentos de projeto da empresa. A inclinação máxima restringe triângulos de superfície a um determinado valor de inclinação. É importante observar que a inclinação mínima de drenagem está correlacionada à linha de drenagem e aos objetos de ponto baixo.
No entanto, os pesos de objetivos não representam requisitos de restrição da empresa. Eles representam o equilíbrio de corte e aterro, a minimização da terraplanagem e a suavização geral do terreno.
Na vista de violação, é possível confirmar as restrições de inclinação da zona.
A plotagem de convergência permite ver a progressão da otimização. Como uma otimização completa pode demorar, é útil identificar problemas antes da conclusão da otimização. A medida de proximidade pode flutuar com cada iteração, mas a tendência é que diminua, como no início deste exemplo de otimização. A meta é chegar a zero. Se o valor da medida de proximidade permanecer fixo, é porque há algum problema tornando as restrições e os objetivos desejados inviáveis.
Usando a vista de violação na barra de ferramentas de visualização, você pode identificar triângulos de superfície problemáticos e ver por que não é possível otimizá-los.
Neste exemplo, a restrição de inclinação máxima é violada porque os triângulos estão localizados ao longo da superfície que faz borda com a zona, que é fixa.
A compreensão desses recursos e das técnicas de visualização melhorará significativamente sua proficiência no Grading Optimization.