Os pares de contato devem ser definidos para que as cargas possam ser transmitidas entre os corpos à medida que eles entram em contato uns com os outros. Em um estudo de simulação de evento, os pares de contato são gerados automaticamente para cada corpo.
Por padrão, o Contato de separação global é ativado, permitindo que os corpos se separem uns dos outros após entrarem em contato. É possível ajustar o Coeficiente de atrito padrão conforme necessário para controlar como os corpos deslizam entre si ou se separam uns dos outros.
Por padrão, Contato vinculado por proximidade está desativado. Quando ativado, qualquer corpo dentro da Distância de proximidade especificada de um outro é considerado como totalmente fixado. Nesse caso, Contato principal fixado substitui as configurações de Contato de separação global.
Por padrão, a configuração Permitir autocontato é ativada, o que permite que um par de contatos seja gerado se um corpo entrar em contato com ele mesmo. O grau em que as cargas são transferidas através do par de contatos é regido pelo Fator de rigidez.