Este tópico aborda o procedimento para adicionar materiais dependentes de temperatura para uso em estudos de simulação. Você pode desejar utilizar um material dependente de temperatura para simulações térmicas e não lineares, como:
Clique no (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Materiais > Gerenciar materiais físicos).
Selecione um material existente na Biblioteca de materiais Fusion, para utilizar como modelo inicial para o material dependente de temperatura. Clique na seta e no ícone de lápis que aparecem na extremidade direita da linha para adicionar o material à biblioteca Favoritos e exibir as propriedades para edição.
Na guia Identidade no lado direito da caixa de diálogo expandida, defina as seguintes propriedades:
Opcionalmente, na guia Aparência, revise qualquer uma das propriedades que deseja alterar (Cor, Reflexão, Translucidez e assim por diante).
Clique na guia Físico. As Propriedades Básicas são inicialmente exibidas. Somente o valor de Densidade é relevante para materiais dependentes de temperatura em simulações térmicas e não lineares. No entanto, as outras propriedades básicas são necessárias ao usar os materiais dependentes de temperatura em simulações lineares não térmicas. No último caso, as propriedades do material não são dependentes da temperatura, mas constantes.
Defina as propriedades do Material básico (Módulo de Young, Coeficiente de Poisson, Densidade, Coeficiente de expansão térmica, Calor específico, e assim por diante). Expanda os grupos de configurações Básico térmico, mecânico e Resistência conforme necessário para acessar os diversos campos de entrada.
Ative a caixa de seleção Propriedades avançadas.
Clique no botão Propriedades avançadas, tendo cuidado para não clicar na caixa de seleção novamente, o que desativaria as Propriedades avançadas.
Certifique-se de que a opção Modelo de Material esteja definida como Isotrópico.
Na lista suspensa Comportamento, selecione Dependente da temperatura. Um conjunto de tabelas é exibido para inserir vários valores de cada propriedade versus temperatura. Especifique pelo menos dois pontos de dados para cada tabela, certificando-se de que a faixa de dados de temperatura abrange toda a faixa de resultados térmicos esperada da simulação. Certifique-se de manter os pontos de dados de temperatura classificados em ordem crescente. É possível clicar com o botão direito do mouse em uma linha para excluí-la ou inserir uma linha em branco.
Especifique pontos de dados dependentes de temperatura para as seguintes propriedades:
Calor específico
Condutividade térmica
Coeficiente de expansão térmica
Módulo de Young (módulo de elasticidade)
Coeficiente de Poisson
Resistência ao escoamento
Resistência máxima à tração
Alternativamente, é possível clicar no Mostrar plotagem para visualizar a curva e adicionar pontos de dados clicando duas vezes na exibição. Ajuste os pontos de dados arrastando o marcador na exibição ou editando os números na tabela.
Nota: As unidades de material padrão são especificadas usando o menu suspenso Exibição de unidade de material** no grupo Exibição de unidade e valor da caixa de diálogo Preferências. Não é possível substituir as unidades padrão nas tabelas de propriedades avançadas. Para definir as propriedades do material usando unidades diferentes, altere as preferências do programa.
Clique em Aplicar para salvar as propriedades do novo material.
Opcionalmente, execute uma das seguintes etapas:
Se você tiver criado uma categoria Dependente de temperatura na biblioteca Favoritos, clique e arraste o novo material para o grupo Dependente de temperatura. As categorias aparecem na árvore no lado esquerdo da caixa de diálogo imediatamente abaixo do cabeçalho Favoritos.
Nota: o material continuará a ser listado no nível superior da biblioteca Favoritos, mas o campo Categoria agora o identificará como Dependente da temperatura. Para filtrar a lista para exibir somente materiais dependentes de temperatura, selecione aquela categoria na árvore. Esta técnica de filtragem se aplica a quaisquer outras categorias que você possa definir para fins organizacionais.
Se você criou uma biblioteca de usuário personalizada para materiais dependentes de temperatura, clique com o botão direito do mouse no nome do material entre os materiais listados na biblioteca Favoritos. Selecione Adicionar a > Materiais Dependentes de Temperatura no menu de contexto. (Substitua o nome real da biblioteca que aparece, se for diferente do nome de biblioteca sugerido).
Uma vez criada uma definição de material dependente de temperatura, é aplicada a uma simulação da mesma maneira que para qualquer tipo de material.