Um conector de parafuso adiciona um parafuso ao modelo sem precisar modelá-lo. É possível adicionar um furo roscado e uma porca à conexão do parafuso.
Clique no ** (Espaço de trabalho de simulação > guia Configuração > painel Restrições > Conector de parafuso)**.
Selecione a Localização para a cabeça do parafuso. Clique em uma aresta circular na extremidade de um furo onde deseja que a cabeça do parafuso seja localizada. O eixo do parafuso passa através do centroide da aresta circular e o eixo do parafuso é normal ao plano da aresta circular.
Selecione o Subtipo de parafuso. As opções disponíveis são Com porca ou Furo roscado.
Selecione a Localização para porca ou Localização para roscas dependendo da sua seleção para o Subtipo de parafuso. A localização da porca pode ser uma aresta ou uma face paralela ao plano do círculo de aresta usado para definir a localização do parafuso. Os requisitos de seleção são os seguintes:
A localização da porca pode ser uma aresta ou uma face perpendicular ao eixo do parafuso.
Se a localização da porca for uma face, a face deve conter um furo concêntrico com o eixo do parafuso.
A localização da rosca deve ser uma face cilíndrica concêntrica com o eixo do parafuso.
O software impede que você selecione uma face inválida para qualquer um desses parâmetros.
Opcional: Para a opção Furo roscado, é possível ajustar o Comprimento da rosca utilizável do parafuso. Para a opção Com porca, o comprimento do parafuso é determinado automaticamente e não pode ser alterado.
Opcionalmente, adicione uma Arruela de cabeça, uma Arruela de porca ou ambas. Você pode ajustar a Altura de cada arruela de forma independente.
Nota: No momento, não é possível especificar o diâmetro de uma arruela. Além disso, uma arruela de cabeça ou arruela de porca somente aumenta o comprimento do parafuso de acordo com a altura da arruela especificada. Uma arruela não afeta a área de contato entre a cabeça ou a porca e suas faces de contato. Em outras palavras, uma arruela não reduz as tensões de contato locais ao espalhar a carga do parafuso sobre uma área maior. Embora a visualização do parafuso sugira este efeito, os cálculos reais não consideram o efeito.
Opcionalmente, especifique uma pré-carga de parafuso. Selecione entre as duas opções de Tipo de pré-carga a seguir:
Axial: especifique a força de pré-carga axial no campo Valor de pré-carga.
Torque: especifique o torque de aperto do parafuso no campo Valor de pré-carga e também o coeficiente de atrito no campo Coeficiente de torque. O programa converte esses valores em uma força de pré-carga axial equivalente.
Nota: Clique no Alterar unidades para escolher unidades alternativas para os parâmetros de pré-carga.
Opcionalmente, clique no material atribuído atual mostrado à direita do cabeçalho Propriedades do material. É possível visualizar as propriedades ou selecionar um material diferente da biblioteca. Alternativamente, ative a opção Definido pelo usuário e especifique manualmente o Módulo elástico, a Relação de Poisson e o Coeficiente de expansão térmica do parafuso.
Clique em OK.
Nota: Ao usar um conector de parafuso, é importante atualizar manualmente os contatos. Por padrão, o contato aplicado automaticamente é Fixado, na maioria dos casos, o contato entre corpos mantidos por parafusos deve ser Separação.