Adicionar materiais de simulação novos ou personalizados

  1. Clique no ícone de material físico (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Materiais > Gerenciar materiais físicos) para abrir o Navegador de materiais.

  2. Há três maneiras diferentes de adicionar um novo material à biblioteca Favoritos. Escolha o método que melhor se ajuste à sua situação:

    1. Localize um material existente na Biblioteca de materiais Fusion ou a partir de uma biblioteca definida pelo usuário, para utilizar como modelo para o novo material. Quando o cursor está sobre um material de biblioteca, um ícone Adicionar material aos favoritos e editar ícone lápis e ícone de seta aparece na extremidade direita da linha. Clique neste ícone para adicionar o material à biblioteca Favoritos e exibir as propriedades para edição.
    2. Localize um material existente na biblioteca Favoritos para utilizar como modelo para o novo material e clique nele uma vez. O material é selecionado, embora não haja nenhuma indicação visual no momento. Então:
      1. No canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Navegador de materiais, clique no ícone de novo material Novo material e selecione Duplicar material selecionado. Alternativamente, clique com o botão direito no material que você deseja copiar e selecione Duplicar.
      2. Coloque o cursor sobre a nova entrada de material e clique no ícone editar propriedades do material Editar para exibir as propriedades para edição.
    3. No canto inferior esquerdo do Navegador de Material, clique no ícone de novo material Novo material e selecione Criar novo material. Uma caixa de diálogo Selecionar navegador de materiais é exibida. Então:
      1. Navegue e clique duas vezes em um material para usar como modelo para o novo material. As propriedades físicas são copiadas para o diálogo Navegador de materiais (que pode estar abaixo do diálogo atualmente exibido). As configurações padrão de descrição e aparência também são predefinidas.
      2. Feche a caixa de diálogo Selecionar navegador de materiais clicando no X no canto superior direito. As novas propriedades de material agora estão totalmente visíveis para edição no Navegador de materiais.
  3. As propriedades do material são organizadas em três guias separadas no editor:

    • Identidade: Selecione o tipo de material (Plástico, Metal, etc.) e insira informações descritivas e de produto sobre o material nesta guia.
    • Aparência: especifique os parâmetros que afetam a aparência renderizada do material (cor, rugosidade, parâmetros de realce e mais) nesta guia.
    • Físico: defina as propriedades térmicas mecânicas e básicas e a resistência do material nesta guia.
  4. Clique em Aplicar para confirmar as alterações de propriedade ou as adições feitas.

  5. Para atribuir um nome exclusivo ao material, clique com o botão direito do mouse na coluna Nome (não dentro do editor) e selecione Renomear no menu de contexto. Digite o nome desejado e pressione Enter.

    Nota: A lista de materiais é reordenada para mantê-la em ordem alfabética. Portanto, o material pode mover para cima ou para baixo na lista após renomeá-lo.

  6. Opcionalmente, para apagar um material, clique com o botão direito na entrada na coluna Nome e selecione Apagar no menu de contexto. Somente é possível excluir materiais de Favoritos ou bibliotecas definidas pelo usuário.

  7. Opcionalmente, para adicionar um material a outra biblioteca, clique com o botão direito do mouse na entrada na coluna Nome, acesse o menu desdobrável Adicionar e selecione a biblioteca de destino. Você somente pode copiar materiais para as bibliotecas Favoritos ou definidas pelo usuário.

Nota: As unidades de material padrão são especificadas usando o menu suspenso Exibição de unidade de material** no grupo Exibição de unidade e valor da caixa de diálogo Preferências. Em alguns campos de entrada, é possível substituir as unidades padrão ao digitar unidades alternativas após o valor (como psi ou MPa). Quando suportado, a entrada é imediatamente convertida para as unidades de material padrão. Em outros casos (como pontos de dados de tensão-deformação não lineares ou dependentes de temperatura), não é possível substituir as unidades padrão. Para estas entradas, é preciso alterar as preferências do programa para definir as propriedades do material usando unidades diferentes.