O resultado das Armadilhas de ar mostra o quão severas as as armadilhas de ar serão e onde elas provavelmente ocorrerão no modelo.
Uma armadilha de ar ocorre quando o fundido fica preso e compacta uma borbulha de ar ou gás entre dois ou mais fluxos frontais convergentes ou entre o fluxo frontal e o muro da cavidade. Normalmente, como resultado, é produzido um pequeno furo ou defeito na superfície da peça. Em casos extremos, a compressão aumenta a temperatura a um nível que faz com que o plástico seja degradado ou queimado.
As armadilhas de ar são geralmente devido a fachadas de fluxo convergentes causadas por efeitos de trilha de corrida ou de hesitação, ou por padrões de preenchimento não uniformes ou não lineares. Mesmo quando a peça tem caminhos de fluxo equilibrados, a ventilação inadequada pode causar armadilhas de ar nas extremidades dos caminhos de fluxo.
No resultado de Armadilhas de ar, as armadilhas de ar aparecem como marcas coloridas em um modelo transparente. Observe a localização das armadilhas de ar e onde elas aparecem em relação às localizações de injeção e outros recursos do modelo. As armadilhas de ar podem revelar os seguintes problemas em sua peça:
Utilize o resultado da animação de preenchimento, em conjunto com o resultado de Armadilhas de ar para verificar o padrão de preenchimento e avaliar a probabilidade de que armadilhas de ar apareçam. Se os caminhos de fluxo não estiverem equilibrados, tente equilibrá-los. Observe a localização das armadilhas de ar e veja se é possível movê-las para uma localização mais fácil de despejar.
Os seguintes métodos podem ser utilizados para evitar armadilhas de ar: