O resultado da Pressão de injeção mostra a pressão de injeção mais alta alcançada antes da máquina alternar de velocidade para controle de pressão.
Ao visualizar o resultado da Pressão de injeção, observe o seguinte:
No início do preenchimento, a pressão é zero ou 1 atm na escala de pressão absoluta, em todo o molde. A pressão em uma localização específica começa a aumentar quando a parte frontal do fundido alcança essa localização. A pressão continua a aumentar à medida que a frente de fusão se afasta, devido ao aumento do comprimento de fluxo entre essa localização específica e a frente de fusão.
A força que empurra o polímero fundido para o fluxo durante o preenchimento é a diferença de pressão entre uma localização e a seguinte. Como a água que flui de elevações mais altas para elevações mais baixas, o polímero sempre se move na direção do gradiente de pressão negativo, de pressão mais alta para pressão mais baixa; portanto, a pressão máxima ocorre nos pontos de injeção do polímero e a pressão mínima ocorre na frente do fundido durante o estágio de preenchimento, como mostrado no diagrama a seguir.
A magnitude da pressão ou do gradiente de pressão depende da resistência do polímero no molde. Isso ocorre porque o polímero com alta viscosidade requer mais pressão para preencher a cavidade. As áreas restritas no molde, como seções finas, canais de alimentação pequenos e comprimentos de fluxo longos, também exigem um gradiente de pressão maior e, portanto, uma pressão maior para o preenchimento.
As seguintes opções podem ser usadas para resolver problemas com o aterro ou sobrecarga causados pela pressão de injeção: