Resultado de fatores de participação de massa

Os Fatores de participação de massa indicam a porcentagem efetiva da massa total que está se movendo em uma determinada direção, para cada modo individual. Em qualquer estrutura, o fator de participação de massa é um bom indicador de quão susceptível um determinado modo de vibração é de ser excitado por um estímulo externo. Os estímulos externos incluem forças cíclicas, aceleração ou deslocamento dos suportes.

Os modos com uma participação de massa efetiva relativamente alta podem ser prontamente excitados por um estímulo externo. Por outro lado, os modos com baixa participação efetiva em massa não podem ser prontamente excitados dessa forma.

Após uma análise de frequência modal, os Fatores de participação em massa são apresentados em uma tabela e listados separadamente para cada uma das três direções globais (Participação X, Participação Y e Participação Z) e para cada modo. Os fatores cumulativos totais são listados na parte inferior da tabela.

Nota: As normas de projeto para análises de vibração normalmente influenciam quantos modos você precisa calcular. Especificamente, as diretrizes geralmente ditam um fator de participação de massa total mínimo que você deve atingir (como 85% ou 90%).

Importante: Se um modelo não estiver restringido em uma ou mais direções, os modos de conversão de corpo rígido nessas direções resultarão em 100% de participação de massa. Neste caso, todos os modos de corpo não rígido mostram uma participação de massa de 0% nas direções não restringidas. (O motivo: o fator de participação total máximo permitido de 100% é obtido somente pelos modos de corpo rígido). Portanto, você deve restringir o modelo para os resultados para indicar a susceptibilidade de um modo de vibração de corpo não rígido para excitação a partir de um estímulo externo.