A força de reação é a força necessária para impedir que o item restringido se mova. O resultado é zero para vértices, arestas e faces que não estão restringidas. Momentos de reação também são calculados a partir da distribuição e direções das forças de reação.
Os resultados da força de reação estão disponíveis para os seguintes estudos:
As forças de reação em uma determinada direção devem ser iguais em magnitude e opostas em direção à carga total aplicada na mesma direção. Portanto, é possível verificar as reações para verificar se a configuração do modelo está correta. A plotagem de contorno mostra as forças de reação individuais distribuídas ao longo de todos os nós restringidos. As seguintes opções estão disponíveis:
Por exemplo, suponha que um bloco de aço pesando 500 libras esteja no piso. Somente a gravidade é aplicada ao modelo. A parte inferior do bloco é fixada para representar o suporte do piso, que não está incluído no modelo. A soma das forças de reação ao longo da superfície inferior do bloco deve ser igual a 500 libras.
Também é possível utilizar as reações para verificar se quaisquer parafusos, parafusos ou rebites utilizados para montar uma peça são adequados para a tarefa. Por exemplo, para simular uma peça aparafusada em uma montagem, é possível utilizar restrições fixas para representar os parafusos (em vez de modelar os parafusos como sólidos). As forças de reação nas localizações dos parafusos não devem ser suficientemente altas para estirar os parafusos ou para quebrá-los em tensão. Se as forças de reação excederem a resistência do parafuso, então é preciso especificar parafusos maiores ou mais fortes em seu projeto.
Importante: Os elementos sólidos não têm graus de liberdade rotacionais. Portanto, os momentos listados são calculados a partir da distribuição e direções das forças de reação nodal. Quanto maior o tamanho da malha, menor será a força de reação nodal individual quando você as capturar, pois mais nós estão compartilhando a reação total. De outra forma, uma malha grossa resulta em forças de reação nodal individuais mais altas. No entanto, enquanto as forças de reação nodal individuais são dependentes de malha, as reações totais para as regiões de restrição selecionadas não devem ser sensíveis ao tamanho da malha.