Ventiladores simplificados em resfriamento eletrônico

Um ventilador simplificado é criado a partir do ventilador modelado como, automaticamente, quando você o identifica como um ventilador em um estudo de resfriamento eletrônico.

Nota: Uma taxa de fluxo volumétrico fixa é a única opção atualmente suportada.

Um ventilador de resfriamento é um dispositivo geometricamente complicado que apresenta uma montagem de blade/hub e um alojamento com estrutura de suporte. Uma malha de voxel refinada o suficiente para capturar os detalhes da geometria requer que a montagem da lâmina seja modelada como uma peça de rotação, o que complica a configuração da condição de limite e também pode comprometer a estabilidade da solução. Resolver um ventilador "as-modeled" para fins de simulação é, portanto, uma empresa cara, tanto no tempo quanto em tokens.

ventilador de resfriamento ventilador de resfriamento em malha
Ventilador de resfriamento Malha voxel do ventilador de resfriamento

A metodologia de simplificação aceita a montagem do ventilador (esquerda) e produz a representação (meio) que consiste em apenas duas partes, incluindo (1) a carcaça do ventilador (azul) e (2) um anel que substitui a montagem do disco da lâmina e representa a passagem do fluxo através do ventilador do cubo para o capô (ouro). Os raios do pino de articulação do ventilador e do cubo são automaticamente derivados, diretamente da montagem do ventilador modelado. A imagem final (direita) mostra como o ventilador simplificado se encaixa e representa o ventilador modelado.

ventilador modelado ventilador simplificado idealização do ventilador
Ventilador de resfriamento conforme o modelo Representação simplificada do ventilador de resfriamento Idealização do ventilador de resfriamento

A simplificação do ventilador é gerada automaticamente para qualquer ventilador, independentemente de seu tamanho, configuração ou orientação no modelo. Um material sólido padrão é atribuído automaticamente à carcaça do ventilador e a taxa de fluxo volumétrico prescrita é mapeada para a região do núcleo. Para instâncias nas quais o algoritmo subjacente falha, o raio do cubo e do capô padroniza para 35% e 90% da largura mínima do alojamento do ventilador, respectivamente.