Utilize o comando Publicar estruturas civis no Autodesk InfraWorks para enviar túneis ou pontes paramétricas para o Autodesk Civil 3D ou o Autodesk Revit. Você também pode atualizar seu modelo do InfraWorks com as alterações feitas no Civil 3D ou no Revit.
Visão geral do fluxo de trabalho
Vídeo
O vídeo fornecido abaixo ilustra como esse fluxo de trabalho pode ser usado para projetar um modelo de estrada detalhado com uma ponte com longarina de caixa paramétrica nas Montanhas Rochosas Canadenses, 100 metros acima de uma rodovia no lado oeste do Lago Louise.
Descrição do vídeo
Neste fluxo de trabalho, um projetista de estradas (ou uma equipe de projetistas de estradas) poderia construir o alinhamento e o corredor da estrada no Civil 3D e, em seguida, enviar a estrada para o InfraWorks e o Revit para as equipes de pontes e detalhamento usarem.
Em seguida, passamos para o InfraWorks, mostrando como a equipe de pontes poderia usar o modelo de estrada do Civil 3D para participar e começar a modelar uma ponte paramétrica.
Quando os projetistas de ponte estão prontos para a próxima etapa, eles usam o comando Publicar estruturas civis para exportar os projetos de ponte e estrada atualizados para seu sistema local no formato IMX.
Nele, os projetistas podem iniciar várias iterações de projeto detalhado de estradas e pontes para esse conjunto de dados, alternando entre o Revit, o InfraWorks e o Civil 3D para atender às necessidades do projeto. No vídeo, vemos a equipe de projeto de ponte abrir o modelo de ponte atualizado do InfraWorks no Autodesk Revit, para que eles possam rever a ponte e começar a trabalhar no projeto de ponte detalhado, na configuração do vergalhão e na documentação.
Neste ponto do vídeo (3min54), vimos a estrada modelada no Civil 3D, a ponte modelada no InfraWorks e o início do detalhamento da ponte no Revit. Agora, alternamos de volta para o Civil 3D e retornamos ao nosso modelo de estrada para obter uma modelagem mais detalhada do corredor no contexto do modelo de ponte do InfraWorks.
Primeiro, você pode ver que os atributos do componente do modelo de ponte são consistentes entre o InfraWorks, o Revit e o Civil 3D.
Em seguida, você notará que os componentes da ponte podem ser usados no comando Projetar objetos para o gráfico do perfil longitudinal, para que você possa ver toda a ponte e seus componentes no gráfico do perfil longitudinal do Civil 3D.
Após alguns ajustes de posição da elevação do corredor no Civil 3D, o projetista de estrada envia o projeto de volta para o InfraWorks a partir do Civil 3D. As atualizações do modelo de estrada modificado do Civil 3D são aplicadas ao modelo de estrada do InfraWorks usando o comando Reimportar no InfraWorks.
Agora que a equipe de projeto de ponte recebeu o modelo de estrada atualizado do Civil 3D, o qual contém atualizações para o corredor da estrada, ela decide reconfigurar o modelo de estrada do InfraWorks para usar a geometria do corredor do Civil 3D. A geometria do componente de estrada se tornará somente leitura no InfraWorks com essa opção, para que a geometria horizontal e vertical mais precisa do Civil 3D possa ser usada no InfraWorks para inserir pontes e estruturas.
Depois de concluir o trabalho no InfraWorks por enquanto, a equipe de projeto de ponte usa o comando Publicar estruturas civis Atualizar existentes no InfraWorks para atualizar os dados de estruturas civis conectadas no Civil 3D e no Revit.
Retornando ao Civil 3D, recebemos a notificação de que o conjunto de dados do InfraWorks foi modificado e precisa ser recarregado. Um simples recarregamento do conjunto de dados do InfraWorks no Civil 3D faz com que o modelo de estrada do Civil 3D atualize dinamicamente e obtenha as modificações da elevação da estrada junto com o modelo de ponte.
Agora que o modelo de estrada e ponte do Civil 3D está atualizado e em paridade com o modelo do InfraWorks, vamos passar para o Revit.
Abrindo o Revit, vemos que o uso mais recente do comando Publicar estruturas civis no InfraWorks também acionou o Revit para que reconhecesse que o conjunto de dados de estruturas civis foi modificado. A aplicação das alterações faz com que o modelo de ponte seja atualizado de forma dinâmica no Revit com as alterações mais recentes do InfraWorks.
Você notará que os atributos de ponte dos componentes selecionados, mostrados nas Propriedades do Revit, coincidem com os atributos dessa ponte no Civil 3D e no InfraWorks.
Com todas as atualizações mais recentes da ponte em sua instância do Revit, os projetistas de ponte podem aproveitar os aprimoramentos que foram adicionados ao Revit para oferecer melhor suporte às estruturas civis. Por exemplo, foi adicionado ao Revit um novo filtro de disciplina de infraestrutura.
Adicionamos também 26 novas categorias de modelo e 20 novas categorias de anotação para a infraestrutura!
E, com isso, a demonstração é concluída, tendo apresentado uma iteração completa do fluxo de trabalho de estruturas civis, do projeto inicial até a documentação e o projeto detalhado.
Desse ponto, as equipes de projeto podem continuar a iteração e o refinamento de acordo com as necessidades do projeto.
Dicas avançadas
Opcionalmente, é possível vincular a topografia do Autodesk Civil 3D ao modelo do Autodesk Revit como parte do fluxo de trabalho das estruturas civis. Consulte o diagrama abaixo para obter mais informações.