O Inventor está em constante evolução para ajudar você a resolver desafios atuais e futuros de engenharia e fabricação. O Inventor 2016 R2, uma atualização disponível para os assinantes do Inventor, fornece aprimoramentos do produto principal e apresenta novas ferramentas para melhorar o desempenho do produto por meio de simulação e conceito prévios de peças leves, fluxos de trabalho mais eficientes de dados de projetos elétricos e mecânicos, e muito mais.
Esta versão inclui algo nunca antes disponível em um aplicativo de CAD: o Gerador de forma. Agora, em vez de simular o desempenho após modelar a peça, você pode informar ao software o que deseja fazer, e o computador começará a trabalhar para gerar uma estrutura otimizada com base nos requisitos que você forneceu. Ao fazer isso, você pula várias etapas de iteração e chega mais rápido que nunca no projeto perfeito. Esta versão é mais do que apenas uma atualização. Ela é o futuro do verdadeiro projeto "assistido por computador" e amplia a potência da plataforma de desenvolvimento do produto Aberta | Conectada | Profissional do Inventor para ajudar você a inovar, colaborar, fazer engenharia e criar excelentes produtos.
Gerador de forma

O que ele é: uma ferramenta de projeto que ajuda você a criar peças estruturalmente eficientes.
O que ele faz: é uma estratégia de projeto usada para maximizar a rigidez de uma determinada peça dentro das restrições especificadas. O Gerador de forma produz uma forma de referência de malha 3D que você pode usar para refinar seu projeto.
Como ele faz isso: A tecnologia do Gerador de forma foi integrada ao Inventor e tem como objetivo refinar a malha para produzir uma forma que possa ser usada como referência nos projetos de peças.
Onde o Gerador de forma se encaixa no processo do projeto?
O Gerador de forma é destinado aos estágios iniciais do projeto conceitual. Ele utiliza dados fornecidos por você para gerar formas de referência para peças estruturalmente eficientes. Usando essa forma de referência como guia do projeto, você pode modificar a forma da peça para refletir a forma de referência. Em seguida, você pode otimizar o projeto por meio de simulação e análise de tensão.
Para obter mais informações, consulte Sobre o Gerador de forma.
Para experimentá-lo agora, conclua o tutorial guiado Gerador de forma - Projeto conceitual.
Melhorias no fluxo de trabalho de IDF
Agora você tem mais flexibilidade e controle ao trabalhar com dados de projeto de PCB. O suporte aprimorado para IDF 2.0 e 3.0, inclui novos controles para a importação de dados de projetos, bem como a nova capacidade de publicar na nova biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF e reutilizar componentes PCB.
Nova biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF
Uma nova biblioteca do Centro de conteúdo para componentes IDF é instalada com o 2016 R2.
- Crie e publique peças na nova biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF com o novo comando Gerenciar
Autor
Componente IDF.
- Quando você importa/abre um arquivo IDF, todos os componentes da biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF são automaticamente reutilizados na importação.
Novas opções e fluxo de trabalho para importação de IDF
- Por padrão, todos os componentes da biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF são reutilizados quando você importa ou abre um arquivo IDF. Para criar novas peças para componentes IDF, desmarque a nova caixa de seleção Reutilizar componentes no Centro de conteúdo.
- Acesse a nova caixa de diálogo Configurações de filtro. Na nova caixa de diálogo Configurações de filtro, você pode definir filtros que incluam apenas valores especificados no arquivo exportado:
- Furos não chapeados - filtrar por diâmetro.
- Furos chapeados - filtrar por diâmetro.
- Componentes - filtrar por altura.
- Contornos - filtrar por tipo.
- Áreas de exclusão
- Cortes de placa
- Localize facilmente peças para adicionar à biblioteca: selecione o novo botão Verificar
para identificar que componentes ainda não estão na biblioteca do Centro de conteúdo. Na nova caixa de diálogo Componentes não encontrados, selecione Copiar para a área de transferência para copiar os nomes de arquivo e identificar facilmente peças para publicação.
Para adicionar essas peças à biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF, abra cada peça e use o comando Gerenciar
Autor
Componente IDF para publicar na nova biblioteca do Centro de conteúdo de componentes IDF.
Suporte de conversão expandido para componentes IDF
Agora, os seguintes componentes de placa são reconhecidos no Inventor:
- Contorno de placa
- Cortes de placa
- Furos não chapeados
- Furos chapeados
- Exclusões
- Componentes
Engenharia conceitual
O Autodesk ForceEffect é adicionado aos complementos de modelagem de peça e montagem.
O ForceEffect permite criar diagramas de corpo livre para desenvolver cálculos de simulação e engenharia durante a fase de conceito do projeto a fim de determinar a viabilidade desse projeto.
- Criar juntas (soldadas, fixadas)
- Quebrar o elemento nas juntas
- Criar suportes (fixos, fixados, deslizantes)
- Criar cargas (conhecidas, desconhecidas, com distribuição variável) e momentos
- Adicionar peso a elementos individuais
- Calcular forças de reação e momentos para sistemas de equilíbrio e sobrerrestrição
- Alternar forças para mostrar componentes de vetor de força
- Relatórios de resultados com imagens, resultados, todas as equações
Quando terminar com o projeto, você poderá abri-lo como um esboço de esqueleto do Inventor.
- Inicie um arquivo de peça ou montagem do Inventor.
- Clique na guia Complementos e selecione Novo no painel ForceEffect.
- No painel Ajuda, clique em Amostras para visualizar e trabalhar com os arquivos de amostra incluídos.