Componentes de reposição

Componentes de reposição

    Você pode pré-selecionar componentes antes de iniciar o comando Reposicionar ou pode selecioná-los após iniciar o comando. Para selecionar vários recursos, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl, selecione dois ou mais objetos e clique no comando Reposicionar. Não é necessário manter pressionada a tecla Ctrl ao pré-selecionar os um recurso.

    Dica: Por padrão, o comando Reposicionar é iniciado automaticamente após o posicionamento de um recurso ou inserção de um modelo em um layout. Para desativar esse comportamento, desmarque a caixa de seleção Iniciar o comando Reposicionar após posicionar o componente na guia Recursos da caixa de diálogo Opções de fábrica. Para obter mais informações, consulte o tópico da Ajuda do Inventor: Definir opções de fábrica

    Reposicionamento de componentes no piso de fábrica

    É possível converter (Mover e girar os componentes da fábrica usando os seguintes procedimentos.

    1. Na faixa de opções, clique em Guia Fábrica painel RelacionamentosReposicionar .
    2. Selecione um ou mais componentes que você deseja reposicionar. Após fazer suas seleções, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir no pop-up do menu de contexto. A tríade aparece na localização do cursor. A tríade pode ser alinhado com uma aresta de um componente ao efetuar o snap a tríade para um ponto central ou um ponto ao longo da aresta desejada.
    3. Use a tríade para mover ou girar os componentes. Dependendo de onde você clica na tríade, é possível fazer translações planas (2D), translações de eixo ou rotações axiais.
      • Na tríade, selecione um plano para reposicionamento 2D do componente.

        Para reposicionar dinamicamente o componente, clique e arraste o plano.

        Para reposicionar manualmente o componente, clique uma vez no plano e insira os valores de translação na exibição instantânea. Pressione Enter para mover o componente e fechar a exibição instantânea.

      • Na tríade, selecione o eixo de um eixo para reposicionamento linear do componente.

        Para reposicionar dinamicamente o componente, clique e arraste o eixo do eixo para mover o componente.

        Para alterar manualmente a posição do componente, clique no eixo do eixo e insira o valor de translação na exibição instantânea. Pressione Enter para mover o componente e fechar a exibição instantânea.

      • Na tríade, selecione a extremidade de um eixo para girar o componente.

        Para girar dinamicamente o componente, clique e arraste a extremidade do eixo para mover o componente.

        Para girar manualmente o componente, clique na extremidade do eixo e insira o valor de translação na exibição instantânea. Pressione Enter para girar o componente e fechar a exibição instantânea.

        Nota: Por padrão, valores angulares são inseridos na exibição instantânea no delta modo . Isto é, a rotação ocorre em relação ao ângulo atual do componente. Você também pode rotacionar um recurso no Absoluto modo que gira o recurso em relação ao ângulo de rotação da origem do piso de fábrica (normalmente 0 graus). É possível alternar entre os modos delta e absoluto ao rotacionar um componente ao clicar com o botão direito do mouse e cancelar ou o ângulo delta no menu de contexto.
    4. Clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir para aceitar as alterações e sair do comando Reposionar. Clique com o botão direito do mouse e selecione Cancelar para sair do comando Reposicionar sem mover os componentes.
    Nota: O comando Reposicionar pode posicionar o componente longe do piso, esteja o tipo de snap Snap ao piso ativado ou não.

    A opção De acordo com o piso

    A opção De acordo com o piso é usada junto com a opção Mover tríade. Esta opção força a tríade para baixo até o nível de piso, de modo que o componente permaneça fixo no piso à medida que é arrastado. A opção De acordo com o piso está ativada por padrão, mas ela pode ser desativada usando o pop-up do menu de contexto do comando Reposicionar.

    Como mover a tríade

    Após a seleção de um ou mais componentes para alterar a posição, a tríade pode ser localizado para a extremidade ou o ponto médio de uma linha, ou para qualquer ponto ao longo de uma aresta. Quando a opção De acordo com o piso está ativada (condição padrão), a tríade permanece fixa no piso, mas fica alinhada ao ponto selecionado.

    Se você deseja mover a tríade a uma nova localização, faça o seguinte:

    1. Ainda no comando reposicionar, clique com o botão direito do mouse e selecione Mover tríade no menu de contexto.
    2. Selecione a extremidade ou o ponto médio de uma linha como a nova posição da tríade. Você também pode clicar em qualquer ponto ao longo de uma aresta.
    3. A tríade encaixa no local selecionado. Agora você pode prosseguir com reposicionamento dos componentes fazendo translação ou rotação com a tríade em sua nova posição.
      Dica: Este é um método rápido para inserir a tríade ao alterar a posição de vários objetos. Primeiro, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl ou Shift teclas ao selecionar um ou mais objetos e, a seguir, clique em Alterar. Selecione um ponto em um dos componentes selecionados para inserir a tríade. A tríade encaixa no local selecionado. Também é possível utilizar o comando Alterar primeiro e, em seguida, selecionar múltiplos objetos.

    Como girar e inverter o eixo de tríade

    Os eixos da tríade podem ser girados e/ou invertidos. um vértice, uma aresta, um ponto de trabalho ou um eixo de referência são objetos válidos para reorientar a rotação dos eixos da tríade.

    1. Inicie o comando Reposicionar e selecione um ou mais componentes. Após fazer suas seleções, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir.
    2. Clique com o botão direito do mouse no eixo do eixo (X, Y ou Z) que deseja girar e selecione Girar eixo no pop-up do menu de contexto.
    3. Mova o mouse para girar dinamicamente os eixos da tríade ou selecione um vértice, uma aresta, um ponto de trabalho ou um eixo de referência para reorientar o eixo.
    4. Se for necessário, clique novamente com o botão direito do mouse no eixo do eixo e selecione Inverter eixo para mudar a direção do eixo de rotação.
    5. Repita o processo com os outros eixos da tríade, se for necessário.
    6. Depois da rotação da tríade de acordo com a sua conveniência, é possível continuar a reposicionar componentes fazendo translação ou rotação com a tríade em sua nova orientação.

    Reposicionamento preciso de componente com linhas de rastro

    As linhas de rastro são usadas junto com o comando Reposicionar para posicionar com mais precisão os componentes de fábrica. As linhas de rastro também permitem que você snap nas interseções virtuais dos pontos ou vértices.

    Use o procedimento abaixo para reposicionar um componente de um componente de referência a uma distância exata usando um ponto base no componente de referência.

    1. Comece ativando as opções de snap Snap ao vértice ou aresta e Snap à linha de rastros na lista suspensa Tipos de snap no painel Opções. Desative as outras opções de snap no menu.
    2. Inicie o comando Reposicionar e selecione o componente que você deseja mover. Após fazer suas seleções, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir.
    3. Clique com o botão direito do mouse novamente e selecione Mover a tríade no pop-up do menu de contexto.
    4. Selecione a extremidade ou o ponto médio de uma linha como a nova posição da tríade. Você também pode clicar em qualquer ponto ao longo de uma aresta. A tríade encaixa no local selecionado.
    5. Em seguida, clique na bola vermelha na junção dos eixos da tríade. A bola vermelha muda para um ponto verde. Quando você move o mouse, a tríade se movimenta com o componente.
    6. Mova a tríade para o local preciso do ponto base no componente de referência. Usando o mouse, toque, mas NÃO clique no ponto ou vértice que você deseja usar como o ponto base a partir do qual moverá o componente original.
    7. Após tocar o ponto base, mova o componente em uma linha reta partindo do ponto. Uma linha de rastros amarela tracejada e a caixa de entrada de valor aparecem.

    8. Arraste dinamicamente o componente para longe do ponto base ou insira o valor da distância diretamente na caixa de entrada de valor e pressione Enter.
    9. Agora, o componente está posicionado a uma distância precisa do componente de referência.
    10. Clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir para aceitar a movimentação e sair do comando Alterar. Clique com o botão direito do mouse e selecione Cancelar para sair do comando Reposicionar sem mover o componente.