Use o AutoDrop para inserir componentes do centro de conteúdo e definir seu tamanho. É possível inserir prendedores, incluindo: parafusos, porcas, arruelas e eixos de pino clevis. Também é possível inserir e definir o tamanho de rolamentos e anéis de retenção.
Existem dois possíveis fluxos de trabalho para inserir componentes usando o AutoDrop:
caixa de diálogo Inserir a partir do Centro de conteúdo
Em uma montagem:
A partir dos Favoritos, na barra do navegador
Em uma montagem:
Pare o cursor na face escareada do furo coincidente. Além da visualização da peça, são exibidos uma interrogação e um ícone dependente do contexto no cursor. O ícone indica o tipo de geometria exigida para inserir a peça na montagem.
Quando o cursor pára sobre uma geometria correta, o tamanho da visualização da peça é ajustado automaticamente ao valor coincidente mais próximo dos tamanhos de peça disponíveis na biblioteca de conteúdo. As dicas de ferramentas exibe o nome da peça e o tamanho de peça atualizado. Se o tamanho de uma peça coincide com o do destino, o cursor se torna uma marca de seleção verde.
Clique na geometria de destino. É aberta a barra de ferramentas AutoDrop. É possível arrastar o manipulador para especificar o comprimento do parafuso. Só estão disponíveis os comprimentos padrão do centro de conteúdo.
Clique em Aplicar para inserir o membro e definir suas coincidências.
Pare o cursor sobre a aresta do furo. Além da visualização da peça, são exibidos uma interrogação e um ícone dependente do contexto no cursor.
Quando é parado o cursor sobre a geometria de destino, o tamanho da visualização da peça é ajustado automaticamente ao valor coincidente mais próximo, dos tamanhos de peça disponíveis na biblioteca de conteúdo. As dicas de ferramentas exibe o nome da peça e o tamanho de peça atualizado. Se o tamanho de uma peça coincide com o do destino, o cursor se torna uma marca de seleção verde.
Clique na aresta do furo de destino. É exibida a barra de ferramentas AutoDrop com a opção Seguir padrão. A opção está ativada por padrão. Clique nela para inserir um único componente ao invés de um padrão.
É possível arrastar o manipulador de comprimento para especificar o comprimento do parafuso ou clicar duas vezes no manipulador para selecionar um comprimento na lista. Só estão disponíveis os comprimentos padrão do centro de conteúdo.
Clique em Aplicar para inserir o parafuso e definir suas coincidências.
Selecione a haste do parafuso se deseja identificar o diâmetro e a rosca adequados para a porca, ou um diâmetro de arruela correto. A seguir, selecione a face plana de destino.
É possível selecionar uma aresta circular de um furo para inserir uma porca, uma arruela, etc. No entanto, só o fluxo de trabalho que seleciona a haste do parafuso garante que a informação da rosca seja usada para identificar o prendedor exigido.
Clique em Aplicar.
Insira o componente do centro de conteúdo ou dos Favoritos, na barra do navegador. Uma vez que a família foi arrastada para a janela da modelagem, faça o seguinte:
Pare o cursor em uma aresta do alojamento ou do eixo. Além da visualização da peça, são exibidos uma interrogação e um ícone dependente do contexto no cursor. O ícone indica o tipo de geometria exigida para inserir a peça na montagem.
Cursor ao inserir o rolamento em um cubo.
Clique na geometria de destino. É aberta a barra de ferramentas AutoDrop. É possível arrastar o manipulador do diâmetro para especificar o tamanho do rolamento ou clicar duas vezes no manipulador para usar a lista de tamanhos. Só estão disponíveis os tamanhos padrões do centro de conteúdo. Se o manipulador de diâmetro não for exibido, significa que só há um tamanho de rolamento ajustado à geometria de destino.
Antes de inserir um componente, clique com o botão direito e selecione Alterar tamanho para abrir uma caixa de diálogo de família de peças na qual pode ser editado o componente.
Use este comando para inverter o rolamento. Esta técnica é importante no caso dos rolamentos de rolos cônicos, que oferecem duas possibilidades para definir as coincidências: em um eixo ou em um alojamento.
Clique em Aplicar para inserir o membro e definir suas coincidências.
Pare o cursor sobre a aresta de destino para selecionar a peça adequada. Além da visualização da peça, são exibidos uma interrogação e um ícone dependente do contexto no cursor. O ícone indica o tipo de geometria exigida para inserir a peça na montagem.
Cursor ao inserir anéis elásticos de segurança internos.
Ao parar o cursor sobre a aresta de destino, o tamanho da visualização da peça é ajustado automaticamente ao valor coincidente mais próximo das peças disponíveis na biblioteca de conteúdo. As dicas de ferramentas exibe o nome e o tamanho de peça atualizado. Se o tamanho de uma peça coincide com a geometria de destino, o cursor se torna uma marca de seleção verde. Se o tamanho da peça atualizado ainda não corresponde com o destino, o cursor mantém uma interrogação. (Exemplo: o menor diâmetro do anel elástico ainda é muito grande para caber). A visualização da peça e as dicas de ferramentas se tornam vermelhos para ressaltar a discrepância.
Cursor ao inserir anéis elásticos de segurança internos.
Clique na aresta de destino. É aberta a barra de ferramentas AutoDrop.
Clique em Aplicar para inserir o membro e definir suas coincidências.
Se for selecionada a geometria de destino e o AutoDrop identificar uma possibilidade de inserir várias ocorrências do mesmo membro. Há um comutador Inserção múltipla disponível na barra de ferramentas.
Desative a opção para inserir uma única peça.
Ative-a para preencher todos os destinos ressaltados.
Se a geometria de destino for padronizada, é possível inserir um padrão de componente, vários componentes ou um único componente, dependendo da opção empregada.
Quando é inserida uma porca, a seleção de uma face cilíndrica permite selecionar uma porca que seja ajustada à rosca do parafuso. Existem outras situações nas quais não são inseridas em uma aresta de destino, mas em uma face cilíndrica e em uma face plana perpendicular.
Para inserir um parafuso em uma face cilíndrica:
Insira o parafuso em uma ranhura. As arestas da ranhura não podem ser usadas para a inserção.
Selecione a face cilíndrica do furo inferior para especificar o diâmetro do parafuso. A visualização é restringida ao longo do eixo do cilindro.
Selecione a face plana para especificar o local exato de inserção.
Para inserir um rolamento em uma face cilíndrica:
Devido ao alívio, o rolamento não pode ser inserido em uma única aresta de destino.
Selecione a face cilíndrica para especificar o diâmetro do rolamento.
Selecione a face plana para completar o posicionamento.
Não selecione a face plana. Se selecionar a face cilíndrica e usar o menu de contexto para completar a inserção, a peça será restringida unicamente à face cilíndrica.
Selecione a face cilíndrica.
Arraste a peça ao longo do cilindro.
Use os comandos do menu de contexto (Aplicar ou Inserir) para concluir a inserção.
O tamanho da peça é ajustado e a peça é restringida à face cilíndrica.