AutoDrop melhora as técnicas de arrastar e soltar com a automatização do projeto funcional. AutoDrop verifica automaticamente a geometria para inserir e ajustar o tamanho em função das características da família de conteúdo. A geometria capaz de suportar conteúdo na família selecionada é ressaltada e o AutoDrop exibe uma visualização do tamanho e posicionamento recomendados. Ao mover o cursor por diversas geometrias compatíveis, o AutoDrop atualiza dinamicamente a visualização até que seja executada uma seleção. Uma vez selecionadas, use os comandos disponíveis para editar ou aceitar o tamanho.
Por exemplo, é possível arrastar uma família de porcas ao parafuso de uma montagem. AutoDrop localiza a porca adequada, insere-a e define suas coincidências no contexto da montagem. Esta função elimina a necessidade de procurar a peça e o tamanho adequados.
É possível inserir os seguintes componentes usando o AutoDrop:
Antes do posicionamento, é possível ajustar a peça usando uma seta de manipulador. As dicas de ferramentas fornecem dados sobre as cotas.
O manipulador só será exibido se o tamanho de peça for indeterminado. Por exemplo: se selecionar uma aresta de destino para o posicionamento de um parafuso e houver somente um comprimento de parafuso disponível para o diâmetro fornecido, não será exibido o manipulador. Se houverem mais parafusos com o mesmo diâmetro e um comprimento diferente, então será exibido o manipulador de comprimento. Para as porcas, as arruelas e os anéis elásticos de segurança não existe manipulador, já que o diâmetro define membros individuais das famílias. Para os pinos e parafusos, é exibido um manipulador de comprimento caso haja mais comprimentos disponíveis. Para os rolamentos, é exibido um manipulador que permite selecionar os diferentes tamanhos de rolamento. Se o rolamento estiver inserido em um cubo, utilize o manipulador para especificar o diâmetro do rolamento interno. Se o rolamento estiver inserido em um eixo, utilize o manipulador para especificar o diâmetro do rolamento externo.
Quando o cursor estiver parado em um destino por uns segundos, o AutoDrop tenta atualizar o tamanho da peça. Antes da atualização, o cursor é uma interrogação. Depois da atualização, é exibida uma dica de ferramentas que especifica o tamanho da peça. O cursor aparece como uma marca de seleção, que indica que se localizou um tamanho de peça correspondente, ou uma marca cruzada, indicando que houve um problema ao tentar localizar o tamanho correspondente. Neste caso, a cor da visualização e das dicas de ferramentas é alterada para a cor vermelha.
Uma vez iniciado, o AutoDrop exibe uma visualização das facetas para a família especificada. A visualização utiliza o último membro solto da família ou o tamanho do modelo do modelo.
Para gerar as visualizações das facetas dos diferentes membros, o AutoDrop abre temporariamente o arquivo de peça do modelo, o modifica e lê a informação das facetas. Para permitir sua reutilização, o AutoDrop armazena a informação sobre as facetas em uma pasta temporária - Documents and Settings\username\Local Settings\Temp\Inventor Facets.
Ao soltar uma peça, a informação relativa ao último membro da família que foi solto é conservada na pasta local de ajustes padrão, no arquivo LastDroppedPart.ini- Documents and Settings\username\Application Data\Autodesk\Autodesk Inventor [ver]\DesignAccelerator\Defaults\LastDroppedPart.ini.
A forma do cursor varia em função das diferentes categorias do centro de conteúdo e das geometrias de destino. Normalmente, a forma do cursor contém um ícone de geometria () e um símbolo (
). O ícone da geometria especifica qual geometria de destino a ser selecionado para a inserção. (Exemplos: aresta circular do eixo, aresta circular oca, face cilíndrica, face cônica, face plana, etc.) O símbolo é ressaltado se a visualização da faceta foi atualizada corretamente para a geometria de destino.
Símbolo | Significado | |
---|---|---|
![]() |
interrogação |
Ou nenhuma geometria de destino foi pré-selecionada ou selecionada, ou o tamanho da visualização não foi atualizado ainda. |
![]() |
marca de seleção |
A geometria de destino foi pré-selecionada ou selecionada e o membro atualizado se ajusta à geometria de destino. |
![]() |
marca cruzada |
A geometria de destino foi pré-selecionada ou selecionada e o membro atualizado não se ajusta à geometria de destino. |
A dica da barra de estado especifica a geometria de destino que deve ser selecionada. Ademais, quando é alterado o tamanho da visualização, as dicas de ferramentas exibem os dados atualizados do membro.
Quando o cursor é colocado em uma geometria de destino, a visualização da faceta é posicionada imediatamente em função do destino. Após parar o cursor, o tamanho da visualização da faceta é atualizado também para refletir o melhor ajuste. O cursor é atualizado para ressaltar se o tamanho do membro é ajustado ou não ao destino.
Sempre que o tamanho da faceta for alterado em função do destino pré-selecionado, as dicas de ferramentas exibirá a informação de tamanho do membro.
Se o AutoDrop não puder localizar um membro que seja ajustado ao destino, tanto a visualização da faceta como a dica de ferramenta serão ressaltadas em vermelho. No entanto, pode ser inserido o membro no destino selecionado.
Se é seleciona uma geometria de destino que não restringe totalmente a posição do componente, a posição da visualização fica limitada à seleção. Por exemplo, ao soltar um parafuso, pode ser selecionada uma aresta circular, que restringe totalmente o diâmetro do parafuso e seu posicionamento com uma única seleção. Também é possível selecionar uma face cilíndrica. A seguir, o diâmetro do parafuso é atualizado para se ajustar ao diâmetro da face. A visualização só pode ser arrastada pelo eixo de destino. As faces planas perpendiculares ao cilindro são permitidas para a seleção subsequente.
Durante o processo de seleção de um destino, também pode ser cancelada a seleção do destino. Por exemplo, é possível anular a seleção de uma face cilíndrica a ser seguida e selecionar uma aresta circular. Como alternativa, é possível usar o menu de contexto para inserir o componente com as restrições existentes (por exemplo, para inserir um parafuso restringido ao longo do eixo do furo).
Se especificar por completo a geometria de destino, o AutoDrop atualiza o tamanho da visualização (caso não tenha sido atualizado ainda) e exibe a barra de ferramentas AutoDrop com os comandos de inserção. Dependendo da família específica do centro de conteúdo, a visualização pode exibir um manipulador para especificar, por exemplo, um comprimento de parafuso.
A barra de ferramentas varia em função do componente inserido. Na seguinte imagem, é possível ver a barra de ferramentas ao inserir um parafuso no furo padronizado. Para obter uma visão geral completa dos comandos da barra de ferramentas, consulte o tópico da ajuda relativo ao AutoDrop.
Insira o membro selecionado do centro de conteúdo sem a seleção completa da geometria de destino usando os seguintes comandos do menu de contexto:
Símbolo | Significado | |
---|---|---|
![]() |
Aplicar |
Este comando finaliza a inserção atual e o AutoDrop continua com a família especificada. É possível inserir vários tamanhos durante a execução de um mesmo comando. O membro padrão é sempre o último a ser solto. |
![]() |
Concluir |
Clique para finalizar a inserção atual e parar o AutoDrop. |
![]() |
Inverter |
Inverte o lado do componente usado para a inserção. Só está disponível para determinadas famílias de rolamentos. |
![]() |
Alterar tamanho |
Selecione esta opção para inserir o membro e definir suas coincidências. Abre a caixa de diálogo da família do centro de conteúdo, que permite selecionar um membro do tamanho necessário. Clique neste comando para parar o AutoDrop (equivale a Concluir). |
![]() |
Conexão parafusada |
Abre o Gerador de conexões parafusadas usando o parafuso e o posicionamento selecionados (Por furo ou Concêntrico, dependendo da geometria de destino). Clique neste comando para parar o AutoDrop (equivale a Concluir). Este comando só está disponível no AutoDrop para determinadas categorias de parafusos que são compatíveis com o Gerador de componentes de conexões parafusadas. Também é possível selecionar ou pré-selecionar um destino adequado. |
![]() |
Cancelar [Esc] |
Cancela a operação de AutoDrop. |
Se há mais tamanhos disponíveis para o destino especificado, a visualização exibe um manipulador de tamanho. Arraste o manipulador para selecionar o membro adequado. A visualização da faceta só é atualizada quando a informação da faceta já se armazenou em cache. Caso contrário, só são alteradas a posição do manipulador e as dicas de ferramentas enquanto é arrastado o manipulador. Ao completar o arraste, a visualização será atualizada. Observe a seguinte imagem.
Como a informação da faceta ainda não se armazenou em cache, as duas primeiras alterações de tamanho efetuados durante o arraste do manipulador só alteram a posição do manipulador e as dicas de ferramentas. Solte o mouse para regenerar a faceta e atualizar a visualização.
No caso dos rolamentos, um dos diâmetros do rolamento é determinado pelo destino e o outro está vinculado ao manipulador. O manipulador de diâmetro se comporta da mesma maneira como no Design Accelerator.
Clique duas vezes no manipulador para visualizar um menu com os tamanhos disponíveis e executar uma seleção rápida.
Se clicar em Aplicar ou em Concluir
e houverem vários membros de família que respondem aos critérios definidos, o AutoDrop exibirá uma tabela que permite especificar o membro a ser inserido. É possível exibir uma tabela para vários materiais disponíveis, incluindo tipos de rosca, larguras de rolamento, etc.
O conteúdo da tabela varia em função do fluxo de trabalho. Por exemplo, se soltar um parafuso e clica em Aplicar ou Concluído, a tabela inclui diferentes comprimentos do parafuso. Isto é porque não foi possível utilizar o manipulador do AutoDrop para definir o comprimento do parafuso. Mas se clicar em Aplicar ou em Concluir na barra de ferramentas AutoDrop, é esperado que o comprimento do parafuso, especificado através do manipulador de comprimento, esteja correto. Neste caso, a tabela só é exibida se ainda existirem vários membros disponíveis com o mesmo diâmetro e o mesmo comprimento.
Acesso ao Gerador de conexões parafusadas:
É possível acessar ao Gerador de conexões parafusadas diretamente a partir de um parafuso de AutoDrop. Isto facilita a inserção de componentes adicionais que requerem procurar, arrastar, seleção e redimensionamento para construir a conexão apropriada.
Uma vez que a geometria de destino do parafuso tenha sido selecionada, o Gerador de conexões parafusadas passa a estar disponível na caixa de diálogo AutoDrop.
Enquanto arrasta o parafuso, ressalte a geometria de destino, clique com o botão direito e selecione Gerador de conexões parafusadas no menu de contexto.
O Gerador de conexões parafusadas só está disponível para os parafusos que são compatíveis com ele.
Quando é usado AutoDrop com uma família que não contém a cota adequada, de acordo com a geometria de destino selecionada, a visualização da peça e as dicas de ferramentas se tornam vermelhas. Por exemplo, se tentar inserir um parafuso em um furo com um diâmetro de 0,25 polegadas e o menor componente da família selecionada possuir um diâmetro de 1 polegada. Não obstante, pode ser inserido o componente.
Para alterar o tamanho do componente, clique com o botão direito do mouse e selecione Alterar tamanho no menu de contexto.